Google lança recurso de pesquisa que será um alívio para os ansiosos
Atualmente, 180 países e territórios estão experimentando a ferramenta.
O Google detém a hegemonia de buscador mais utilizado da atualidade. E sua fama condiz com suas inovações. A mais recente delas envolve o uso de inteligência artificial generativa nos resultados de busca, algo parecido como que vemos no ChatGPT.
Leia mais: Fim dos golpes? Google lança selo que diz se app na loja é seguro
Em período de testes desde agosto nos Estados, a ferramenta começou a rodar em português no início de novembro. A plataforma de IA generativa do Google pode ser ativada via Search Labs, voltada para novas tecnologias. Atualmente, 180 países e territórios estão experimentando o novo recurso.
Como funciona a resposta generativa do Google?
Ao pesquisar por um assunto, quando ativada, a resposta do Google gerada por inteligência artificial ficará no topo dos resultados. Ela aparecerá antes mesmo de qualquer página voltada para conteúdo original.
Em suma, a aba disponibiliza uma resposta enxuta, assim como os textos do ChatGPT e Bard. O objetivo, segundo a big tech, é ajudar o usuário de forma natural e intuitiva a dar os primeiros passos na sua pesquisa.
Veja a seguir uma imagem que retrata a nova ferramenta do Google em ação:
Como usar a pesquisa generativa do Google
Quem estiver interessado testar a nova função pode pesquisar pelo Search Labs, no Google. Feito isso, para ativar a IA generativa, o usuário deve escolher a opção de testar um exemplo. Feito isso, ele será redirecionado para uma pesquisa aleatória, da mesma forma como dada no exemplo.
Ao final da experiência, o usuário pode avaliar se o resultado foi satisfatório, a fim de ajudar o Google a melhorar o novo recurso. Vale destacar que a ferramenta não exclui o modo de pesquisa com links tradicionais.
A respeito da veracidade das informações, a empresa explica que todos os resultados são confiáveis, com respostas oriundas de fontes de informação seguras.