Google Home vai permitir o controle de aparelhos de casa inteligente sem conexão com a internet
Big Tech indica mudanças no aplicativo para cobrir deficiências da plataforma, como o suporte limitado para controle de aparelhos sem conexão com a internet.
Controlar aparelhos eletrônicos com um único toque via celular. A internet das coisas faz com que a casa se torne um ambiente cada vez mais tecnológico, trazendo conforto aos seus moradores. Uma das ferramentas existentes para esse tipo de automação é o Google Home.
O aplicativo controla dispositivos de casa inteligente do Google ou mesmo de terceiros, seja por meio do celular ou tablet. Contudo, embora tenha recebido vários recursos adicionais, a plataforma ainda apresenta algumas falhas, como o suporte limitado para controle de aparelhos sem conexão com a internet.
Como forma de buscar soluções para a questão, a equipe de software do Google Home fez uma sessão de perguntas e respostas com os usuários no Reddit. Lá, um dos participantes questionou sobre a possibilidade de haver planos para controle de dispositivos sem uma conexão com a internet por meio do aplicativo. A boa notícia é que o Google informou que a função já está em fase de desenvolvimento.
Assim, de acordo com o Google, já há estudos para que a plataforma suporte controles offline por meio do Matter, o novo protocolo de conexão para dispositivos de casa inteligente. Por ter código aberto, a tecnologia permitirá que os aparelhos funcionem com o Google Home, Apple HomeKit, Amazon Alexa e até mesmo no Samsung SmartThings.
Tecnologia
O Google está se baseando na tecnologia “Thread” do Matter. Na prática, ela permite a conversa entre os dispositivos a partir de uma rede em malha unificada. Assim, os usuários não teriam a necessidade de estar conectados à internet para, por exemplo, acender uma lâmpada inteligente ou mesmo ativar o seu robô aspirador pelo celular.
A técnica trará não só uma melhoria no desempenho dos aparelhos, mas também mais segurança aos usuários, já que os dados dos produtos não precisarão ser enviados à nuvem.
“Assim que conseguirmos ter uma parte significativa do seu tráfego rodando em seu próprio celular, acreditamos que haverá algumas oportunidades poderosas para permitir que você faça coisas completamente offline”, disse o representante do Google.
Contudo, ainda não há previsão para que o novo recurso no Google Home chegue ao usuário final. Por ora, a plataforma já começou a disponibilizar uma nova ferramenta baseada na inteligência artificial para criar rotinas em dispositivos de smart home.