Google fotos lotado! Suas fotos serão deletadas? Entenda agora

Saiba o que acontece quando o armazenamento do Google atinge o seu limite máximo. Veja os detalhes.

Como forma de guardar com segurança documentos, fotos e vídeos importantes, muita gente opta pelo armazenamento na nuvem.

Mas, você já se perguntou o que acontece quando se atinge o limite de armazenamento no Google? Vale lembrar que a gigante de tecnologia oferece 15GB gratuitos de armazenamento, seja no Google Drive, Google Fotos ou Gmail.

Restrições imediatas

Na prática, se você ultrapassar os 15 GB gratuitos de armazenamento, várias restrições entrarão em vigor de forma imediata. Por isso, não será possível, por exemplo, fazer o upload de novos arquivos no Google Drive e Google Fotos. Também não será possível criar documentos no Google Docs, nem apresentações no Google Slides, assim como planilhas no Google Sheets. Outro ponto de atenção é que você deixará de receber e enviar e-mails via Gmail.

Na prática, essas restrições impactam significativamente a experiência online de qualquer usuário. Mas não é preciso se desesperar. Há uma série de soluções que põem fim nesses problemas.

Google One

Para quem precisa de mais espaço, o Google One pode ser uma boa alternativa. Isso porque, além de fornecer planos que variam de 100 GB a 30 TB, o serviço traz benefícios extras. Ao assiná-lo, o usuário tem acesso à edição avançada de fotos, monitoramento de segurança e até mesmo ao compartilhamento de vantagens com familiares.

Como a taxa é mensal, o Google One é, na verdade, uma extensão valiosa para quem precisa de mais de 15 GB para armazenamento.

E se eu cancelar o Google One, o que acontece?

Na prática, quando se interrompe a assinatura do Google One, ocorrem algumas mudanças. Dentre elas está a perda dos benefícios adicionais, ou seja, o usuário volta a ter 15 GB gratuitos. Assim, aquelas limitações de acesso às ferramentas Google voltam a ser uma realidade até que o problema seja resolvido.

Vale destacar que, no entanto, não há uma exclusão imediata dos arquivos. Isso porque o Google permite um período de transição, o que dá a oportunidade de gerenciar seus dados antes de retornar ao plano gratuito.

Gerenciamento de dados

De toda forma, o Google pode remover arquivos de usuários que excederam a cota por um período de tempo significativo. Isso ocorre principalmente se não houver ação do usuário no sentido de liberar espaço.

Assim, ferramentas de gerenciamento de armazenamento podem ser uma alternativa para ajudar nas formas de otimizar o seu espaço na nuvem. Uma das soluções seria, por exemplo, o download de arquivos para armazenamento local, seja no próprio computador ou em um HD externo.

Por fim, mesmo que o usuário opte por não mais pagar por espaço extra, o Google notifica o usuário antes de excluir qualquer tipo de conteúdo. O respeito ao prazo de dois anos é uma prática da empresa, o que permite ao usuário o retorno à cota gratuita de 15 GB ou mesmo a renovação da assinatura do Google One com calma.

você pode gostar também