Google Drive está apagando arquivos de usuários; você foi afetado?

O pior de tudo: não há como recuperar os dados por enquanto.

Quando o assunto é serviço de armazenamento, o primeiro que vem à mente é o Google Drive, tido como um dos mais populares do mundo. Mas apesar do sucesso, a plataforma vem apresentando problemas graves, segundo relataram usuários.

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O principal deles envolve a exclusão de arquivos pelo Google, sem consentimento do usuário. O pior: não há como recuperá-los por enquanto. Quem revelou essa falha no Google Drive foi o usuário Yeonjoong, que percebeu esse problema há uma semana.

Em seu relato ao serviço, ele disse:

“Oi, meus arquivos do Google Drive desapareceram de repente. A unidade literalmente voltou à condição em maio de 2023. Os dados de maio até hoje desapareceram, e a estrutura de pastas voltou ao status em maio. A atividade do Google Drive não mostra nenhuma alteração (mostra apenas a atividade que foi em maio)
Nenhum arquivo foi excluído manualmente, portanto, nenhum arquivo na Lixeira.
Eu nunca sincronizei ou compartilhei meus arquivos e unidade para ninguém, eu usei a unidade localmente”.

Problema foi solucionado?

Ao relatar o problema, Yeonjoong teve uma terrível constatação: nenhuma das equipes do Google conseguiu solucionar o problema, tanto o suporte da Coreia do Sul quanto dos Estados Unidos.

Segundo um engenheiro, ele não foi o único que passou por essa situação, outras pessoas também relataram ter problemas similares. Veja o que ele disse:

“Estou acompanhando continuamente este caso e, para ser transparente com você, concordamos totalmente agora que você não é o único cliente afetado por esse comportamento. 

Além do link de thread que você forneceu, há outros administradores agora que relataram o mesmo comportamento que encontramos onde após a atualização há arquivos que desapareceram. Isso agora está sendo investigado por nossos engenheiros de produto e também estamos aguardando uma análise de causa raiz também sobre como podemos corrigi-lo. Devido à investigação em curso, ainda não podemos fornecer uma ETA”.

O que o Google recomenda nesses casos?

Segundo o engenheiro, os usuários afetados pelo problema não devem realizar alterações na pasta raiz do Google Drive até durar o processo de investigação e uma solução definitiva for dada.

Enquanto isso não acontece, a recomendação aos usuários que tiveram arquivos deletados sem conhecimento é que aguardem uma resolução. Até lá, infelizmente, eles ficarão sem acesso aos arquivos armazenados no serviço a partir da data de maio de 2023.

Uma dica para não passar por essa situação é fazer uma cópia de segurança dos arquivos em outro serviço, evitando que o problema assim aconteça.

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