Google AudioPaLM pode traduzir texto com sua voz
O sistema do Google pode manipular e produzir texto e fala. Além disso, pode ser aplicado para reconhecimento de fala.
O Google lançou a ferramenta AudioPaLM, que pode traduzir textos com a voz do usuário. O AudioPaLM faz parte dos modelos de linguagem grande (LLM). Esses modelos são um tipo de rede neural artificial que possui muitos parâmetros. Além disso, são treinados em uma grande quantidade de dados de texto usando aprendizado autossupervisionado.
Esses grandes modelos de linguagem potencializam novas ferramentas de IA generativas, como o Google Bard e o ChatGPT. AudioPaLM é uma arquitetura multimodal que combina as vantagens de dois modelos existentes: PaLM-2 e AudioLM.
O sistema pode manipular e produzir texto e fala. Além disso, pode ser aplicado para reconhecimento de fala ou para criar traduções com vozes originais.
PaLM-2 é um modelo de linguagem baseado em texto que é capaz de compreender o conhecimento linguístico específico do texto. O AudioLM é especialista em reter informações paralinguísticas, como identidade e tom do locutor.
Ao combinar esses dois modelos, o Audio PaLM usa a capacidade linguística do PaLM-2 e a preservação de informações paralinguísticas do AudioLM, resultando em uma compreensão e geração mais aprofundadas de texto e fala.
O modelo também pode fazer traduções de fala em muitos idiomas, mesmo para combinações de fala que não viu durante o treinamento. Esse recurso pode ser útil para aplicativos de comunicação multilíngue em tempo real.
O AudioPaLM também pode transferir vozes entre idiomas com base em comandos falados curtos e pode capturar e reproduzir vozes distintas em diferentes idiomas.
Filtro de perspectiva da Pesquisa Google
O Google anunciou um novo filtro para a Pesquisa do Google conhecido como ‘Perspectivas’. A novidade foi lançada em sua conferência anual de desenvolvedores, Google I/O 2023.
Agora, quase um mês e meio depois, a empresa começou a lançar o novo filtro Perspectivas para todos os usuários da Pesquisa Google em todo o mundo.
O Google fez o anúncio por meio de um post em suas redes sociais. “No mês passado, no #GoogleIO, compartilhamos as atualizações que estamos fazendo na Pesquisa para ajudar você a encontrar e explorar diversas perspectivas de especialistas e pessoas comuns. Hoje você poderá experimentá-lo”, escreveu a empresa em um post em seu Twitter oficial.
O novo filtro de Perspectivas da Pesquisa Google fornece um aspecto humano aos resultados de pesquisa. Atualmente, os resultados de pesquisa que os usuários veem na plataforma são afetados pelo algoritmo da empresa com base em vários fatores, como datas, autores, avaliações, proximidade, entre outros. Agora, o novo recurso de Perspectiva muda isso trazendo visões e sugestões de seres humanos reais.