Fim à vista: Windows 10 em contagem regressiva. Descubra o que fazer agora
Já há uma data para o fim do suporte do sistema operacional; Saiba como a notícia afeta os usuários do Windows 10.
14 de outubro de 2025. Esta é a data anunciada pela Microsoft para o fim do Windows 10. Claro que, após essa data, o software continuará funcionando; no entanto, não haverá mais atualizações de segurança nem assistência gratuita.
Em outras palavras, os computadores que continuarem usando tal versão do sistema operacional podem apresentar problemas de desempenho e bugs.
O ponto mais crítico é que também ficarão mais suscetíveis a falhas de segurança, tornando-se um alvo fácil para cibercriminosos.
Fim do suporte e novo Windows
Diante deste cenário, o mais indicado seria migrar para uma versão mais recente do sistema. Vale lembrar que o fim da assistência em softwares está previsto na política de Ciclo de Vida da empresa. O argumento é que a descontinuidade de produtos mais antigos permite que a Microsoft concentre seus esforços em produtos mais novos.
Esse anúncio do término do suporte ao Windows 10 também reforça os rumores de que a nova versão, o Windows 12, deve ser lançada em breve. Contudo, até o momento, não há nenhuma informação oficial sobre uma possível data. Ainda assim, fontes especializadas apontam que a nova versão do sistema operacional pode chegar até o fim de 2024.
Além disso, especula-se que o software pode ter inteligência artificial (IA) integrada, novo layout e também uma área de trabalho mais dinâmica.
O que fazer?
Como já dito, o ideal seria migrar para uma versão mais recente do sistema operacional, evitando as perdas das camadas de segurança do software e bugs.
Caso o computador seja compatível com a nova versão do software, a atualização é gratuita por meio do Windows Update. Já no caso de hardwares mais antigos, que não atendem aos requisitos mínimos do sistema, é impossível instalar a atualização.
Para ter acesso às novidades, será preciso comprar um novo computador ou aprimorar os componentes indicados pelo aplicativo “Verificação de integridade do PC”. Outra possibilidade é usar o suporte estendido para Windows 10, que ficará disponível por três anos, com acesso por meio de assinatura anual. O valor ainda não foi divulgado.
Os mais radicais podem abandonar o sistema operacional da Microsoft e migrar para uma versão compatível de Linux. É preciso ter cuidado durante o processo de transição entre os softwares para que não ocorram problemas técnicos.