Fairphone 4, o smartphone sustentável que dura 5 anos

A Fairphone visa fabricar smartphones atraentes e também abordar outras questões. Conheça o smartphone sustentável que dura 5 anos.

Quase todo mundo tem um smartphone no bolso – e embora consideremos suas vastas capacidades garantidas, raramente pensamos na longa, complicada e às vezes controversa cadeia de suprimentos que transforma matérias-primas em dispositivos úteis.

É fácil esquecer que o uso do nosso dispositivo pode ter um impacto no meio ambiente desde o momento em que os primeiros metais de terras raras são extraídos até o ponto em que o telefone é (espero) quebrado para reciclagem.

Cada vez mais, embora tardiamente, a indústria de smartphones está tentando levar em consideração parte desse impacto – e uma das empresas que oferece um dos modelos alternativos mais interessantes é a Fairphone.

O que é a Fairphone?

A Fairphone visa fabricar smartphones atraentes e também abordar outras questões. Ela busca incentivar o uso duradouro do telefone de maneira sustentável. Além disso, a empresa incentiva seus cliente a consertar seus próprios aparelhos.

Miquel Ballester, chefe de gerenciamento de produtos e co-fundador da Fairphone, diz que o objetivo da empresa é “mudar a indústria por dentro”, encontrando projetos e iniciativas que, por sua vez, incentivem outros na indústria a tentar algo semelhante.

Fairphone 4

Em 2021, a Fairphone lançou o Fairphone 4, o primeiro dispositivo 5G da empresa. É um concorrente respeitável de outros telefones no mercado. Em suma, é semelhante em especificações e recursos aos smartphones Apple e Samsung. Apesar disso, está disponível apenas no Reino Unido e na UE.

Ao contrário da maioria dos telefones que são praticamente impossíveis de consertar sem conhecimento e habilidades especializadas, a tampa traseira do Fairphone 4 pode ser desmontada manualmente.

Além disso, a tela frontal pode ser substituída removendo alguns parafusos. Os parafusos podem ser removidos com uma chave de fenda que você tenha em casa. Isso elimina a necessidade de adquirir kits de ferramentas do fabricante do telefone.

Isso cria um problema. Os smartphones recebem uma classificação IP. Ela determina a eficácia da vedação do dispositivo e quantas partículas de poeira e água podem penetrar nas fendas do telefone.

Os mais novos telefones da Apple e Samsung receberam uma classificação IP68, tornando-os à prova d’água e poeira, e capazes de sobreviver à submersão em água a curto prazo.

Resistência

O Fairphone 4 recebeu uma classificação IP54 e é considerado à prova de intempéries. Em suma, é protegido contra partículas de poeira e pode suportar breves respingos de água. Assim, os clientes teriam que escolher entre dispositivos à prova d’água e dispositivos facilmente reparáveis.

“A classificação IP é desafiadora para dispositivos modulares. Quanto mais fácil for desmontar ou consertar, mais difícil será tornar à prova d’água”, diz Ballester.”

Mas com o Fairphone 4, alcançamos o IP54, que é resistente às intempéries. Então, você pode tê-lo lá fora com um pouco de chuva, e vai ficar bem, mas você não pode submergir, mas é a primeira vez que conseguimos dar uma Classificação IP para nosso dispositivo modular.”

Reparo do Fairphone

A Fairphone reforça o direito dos indivíduos de consertar seus próprios dispositivos eletrônicos.

O direito do consumidor ao reparo está na vanguarda das iniciativas de sustentabilidade há anos, com o apoio recente dos governos federais . Dispositivos eletrônicos fáceis de consertar podem durar mais tempo, o que os torna mais acessíveis e significa que eles ficam fora do aterro pelo maior tempo possível.

E para Ballester, o direito de consertar um Fairphone pode significar que os clientes percebem que têm o direito de consertar todos os seus eletrônicos.

“Queremos desmistificar um pouco a tecnologia e garantir que as pessoas entendam que a tela é apenas um componente conectado ao restante do telefone, e desde que você saiba como remover esses parafusos e conectar um novo, o que é muito fácil, que você será encorajado a consertar sua torradeira ou outras coisas”, diz ele.

“Esse é o objetivo: que a reparabilidade se torne algo normal e que os fabricantes precisem fornecer peças de reposição, seja para um aparador de cabelo ou torradeira ou qualquer dispositivo eletrônico, que as pessoas saibam que, ‘Ei, eu deveria poder ter acesso a peças sobressalentes peças.'”

Lixo eletrônico

O suporte de software de longo prazo é incomum na indústria de smartphones, mas é um pilar da missão da Fairphone, de acordo com Ballester. Quando os dispositivos mais antigos podem continuar a receber software atualizado, diminui a necessidade e o desejo de comprar um novo dispositivo e, inevitavelmente, diminui o lixo eletrônico.

Suporte

O Fairphone 2 foi lançado em 2015 e ainda é compatível com o software mais recente da Fairphone. Para efeito de comparação, a versão mais recente do iOS é 16.3, e o iPhone mais antigo compatível é o iPhone 8, lançado em 2017. O telefone mais antigo compatível com o software mais recente do Android, o Android 13, é o Google Pixel 4, lançado em 2019.

Em março deste ano, o Fairphone 2 finalmente deixará de receber atualizações de software. O suporte de software de longo prazo também torna os dispositivos mais antigos mais seguros, pois as atualizações de software mais recentes geralmente oferecem proteção atualizada de segurança e privacidade.

“Esse compromisso com a longevidade do suporte de software é único no setor e achamos muito importante manter seu hardware funcionando bem e, no final, reduzir as emissões de CO2 para as quais o hardware contribui, porque quanto menos telefones você precisa comprar, menos você estará poluindo”, diz Ballester.

“É por isso que estendemos a vida útil de nossos produtos o máximo possível. Para o Fairphone 2, já se passaram sete anos e esperamos que os próximos dispositivos durem mais do que isso.”

Garantia de 5 anos

O Fairphone 4 está protegido por uma garantia de cinco anos, significativamente mais longa do que a oferecida no resto do mundo dos smartphones, onde terminam logo após o primeiro ano. As garantias garantem que os clientes podem ter seus telefones substituídos, consertados ou reembolsados ​​se o telefone estiver com defeito por falha do fabricante.

Quando o Fairphone 2 foi lançado, Ballester explicou que a empresa precisava de mais dados para dizer com confiança que seu dispositivo poderia durar tanto quanto durou. Agora, com o Fairphone 4, a empresa está mais confiante do que nunca de que pode suportar sua garantia de cinco anos – e até mesmo sobreviver a ela.

você pode gostar também