Facebook vai fazer grandes mudanças no feed de notícias

Nas próximas semanas, seremos capazes de determinar quanto clickbait ou conteúdo gráfico queremos em nossas linhas do tempo.

Durante anos, os poderosos algoritmos do Facebook alimentaram o conteúdo que vimos em nossos feeds. Agora, a empresa diz que está colocando um pouco mais de poder em nossas mãos.

Nas próximas semanas, seremos capazes de determinar quanto clickbait ou conteúdo gráfico queremos em nossas linhas do tempo, disse a Meta Platforms, empresa-mãe do Facebook, à imprensa.

O Facebook remove conteúdo que viole as regras da empresa, como exploração sexual infantil ou terrorismo. Ele também rebaixa conteúdo de “baixa qualidade” ou “não original”, como clickbait ou spam, e conteúdo “sensível”, como postagens gráficas ou violentas.

Em breve poderemos decidir se queremos ver menos desse conteúdo em nossos feeds, escolhendo a opção “ver menos conteúdos desse tipo”. Se quisermos ver mais conteúdo de “baixa qualidade” ou “não original” em nossos feeds, podemos selecionar o conteúdo “ver mais conteúdos similares”.

Essa opção não estará disponível para conteúdo “sensível”, de acordo com o Facebook. Nos Estados Unidos, os usuários do Facebook também poderão decidir se desejam ver mais ou menos conteúdo que foi verificado por um dos parceiros terceirizados de verificação de fatos da empresa. O conteúdo verificado ainda será rotulado, disse o Facebook.

Reclamações

Os usuários reclamam há muito tempo que têm muito pouco controle sobre o que aparece em seus feeds do Facebook. Durante anos, os algoritmos fizeram essas ligações. Nos últimos anos, o Facebook começou a fazer alguns ajustes – por exemplo, permitindo que os usuários escolham entre um feed com curadoria do Facebook e um feed em ordem cronológica inversa.

O Instagram, que pertence ao Facebook, já dá a seus usuários mais controle sobre quanto conteúdo sensível eles veem no aplicativo. Essa mudança deixará o Facebook mais alinhado com o Instagram, disse a empresa.

“Estamos fazendo isso em resposta aos usuários que nos dizem que desejam uma maior capacidade de decidir o que veem em nossos aplicativos”, disse o Facebook em um comunicado. “Isso se baseia no trabalho que temos feito há muito tempo nessa área e ajudará a tornar os controles do usuário no Facebook mais consistentes com os que já existem no Instagram.”