Evite pedágios e rotas longas: dicas para tirar o máximo do Google Maps
Para quem deseja economizar dinheiro e fugir de barreiras de cobrança, saiba que há formas de programar o Google Maps para priorizar rotas livres.
O Google Maps é uma ferramenta de navegação capaz de ajudar motoristas ao redor do globo. No entanto, como o mecanismo aponta a rota mais propícia em distância e rapidez de chegada ao destino, muitas vezes a indicação inclui estradas com pedágios.
Caso você queira economizar dinheiro e evitar rodovias com estas características, saiba que o Google Maps também pode ser útil. Até porque é bem fácil configurar o aplicativo para priorizar rotas sem pedágios, barreiras e até mesmo balsas.
Como configurar seu aplicativo
Caso você queira evitar rotas com tais características, precisará de apenas cinco minutos para configurar o seu Google Maps. Para isso, é só seguir o passo a passo:
- Abra o Google Maps e vá em “Rotas”;
- Coloque os locais de partida e destino;
- Clique nos três pontos verticais (Android) ou nos três pontos horizontais (iOS), localizado no canto superior direito;
- Selecione “Opções de Rota” (Android) ou “Opções (iOS);
- Aí o próximo passo é ativar o botão de alternância ao lado de “Evitar pedágios”, “Evitar Rodovias” e “Evitar balsas”.
Após a configuração, o Maps guardará o seu registro de preferências e usará os dados como base para a exibição de rotas futuras. Caso queira remover as configurações, é só repetir as etapas, desmarcando as opções anteriormente selecionadas.
Estradas de terra
O Google Maps ainda não tem um recurso específico para evitar vias não pavimentadas. Contudo, é possível observar as estradas de terra por meio do Google Street View e evitá-las. Outra dica que pode ajudar a evitar tal possibilidade é sempre desconfiar de rotas secundárias indicadas pelo aplicativo no meio do trajeto.
Já para quem usa o Waze como ferramenta de mobilidade e geolocalização, consegue evitar estradas de terra, uma vez que o recurso está presente no aplicativo. Lá, também é possível evitar rotas com pedágios ou balsas, por exemplo. Para usar esta função, é preciso ir às configurações e, então, editar as suas preferências.