Essa é a melhor maneira de identificar fotos e vídeos falsos

A inteligência artificial está sendo usada para enganar as pessoas online. Veja como você pode reconhecer deepfakes e descobrir se as fotos são reais.

Agora são comuns imagens geradas com inteligência artificial e vídeos deepfake em que as cabeças de celebridades são sobrepostas aos corpos de outras pessoas. Há preocupações crescentes de que isso levará a uma epidemia de desinformação nas mídias sociais.

Existem lados mais claros e mais escuros no fenômeno. Recentemente, Nicki Minaj reagiu no Twitter a um episódio da comédia Deep Fake Neighbor Wars, da ITVX, em que Minaj e Tom Holland moram juntos e têm Mark Zuckerberg como vizinho.

No show, os rostos das estrelas são deepfake, mas suas vozes são interpretadas por imitadores um tanto exagerados.

Em notícias mais sérias, o fundador da MoneySavingExpert, Martin Lewis, alertou que vídeos deepfake estão sendo usados ​​como parte de golpes de investimento.

Versões deepfake da própria voz e rosto de Lewis são vistas nesses vídeos fraudulentos, levando o espectador menos experiente em tecnologia a acreditar que o esquema era real.

“Governos e reguladores devem tomar medidas para impedir que grandes empresas de tecnologia publiquem falsificações tão perigosas. As pessoas perderão dinheiro e isso arruinará vidas”, escreveu Lewis.

Como detectar uma imagem ou vídeo gerado por IA

Primeiro, verifique a fonte das informações que você recebeu. É uma organização de notícias, uma organização governamental ou a conta verificada de uma celebridade? Ou está apenas se passando por uma organização legítima?

Também é uma boa ideia olhar para a imagem criticamente. Agora sabemos que, se você olhar para a foto de uma pessoa e encontrar um braço, perna ou mão aleatório, a imagem foi editada no Photoshop.

Embora as imagens geradas por IA sejam geralmente mais convincentes do que isso, sempre há uma certa qualidade na imagem que parece bastante irreal, se você olhar de perto. Veja este coelho, por exemplo.

Em caso de dúvida, sempre execute a imagem por meio de um detector de imagem AI. Esses serviços usam um tipo de IA chamado redes neurais.

Eles usam algoritmos de computador para analisar imagens e compará-las com características, padrões e características principais conhecidas de vários modelos de IA e imagens típicas feitas por humanos para determinar a origem do conteúdo.

você pode gostar também