Em tempo real: rede do Google que encontra celular desligado começa a funcionar
Ferramenta promete localizar smartphone mesmo que esteja desligado ou sem bateria.
Imagine conseguir localizar o seu smartphone mesmo que ele esteja desligado ou sem bateria. Além de ajudar os esquecidinhos de plantão, essa ação também é perfeita em caso de perda ou furto do aparelho. Agora, o Google promete tornar este cenário realidade. Isso porque a nova versão da rede Encontre Meu Dispositivo enfim começou a funcionar para os celulares com sistema operacional Android.
O recurso está disponível na versão de testes do Google Play Services. O Encontre Meu Dispositivo pode ser acessado na versão 24.12.14, mas ainda não está ativo nos aparelhos.
A partir da funcionalidade, é possível rastrear o aparelho mesmo quando ele estiver desligado. A expectativa é que, nas próximas semanas, o grande público já possa fazer uso da ferramenta de localização.
Encontre Meu Dispositivo
A funcionalidade funcionará a partir de uma rede integrada entre vários aparelhos com conexão Bluetooth, seja celulares, fones de ouvido ou tags. De maneira simplificada, cada aparelho envia um sinal rápido para outro, permitindo encontrar a localização de um celular perdido, mesmo que esteja desligado.
Para garantir a segurança, as informações são criptografadas durante todo esse caminho percorrido em rede. Assim, apenas o usuário final terá acesso à posição do aparelho. Ao que tudo indica, a funcionalidade terá um botão para ativá-la ou desativá-la manualmente.
Em seguida, é possível escolher a maneira de utilizar a rede de dispositivos interligados: se ligada em qualquer lugar, apenas em áreas de alto tráfego ou desligada.
Depois, é possível escolher como desejar usar a rede de dispositivos conectados: ligada em qualquer lugar, ligada apenas em áreas de alto tráfego ou desligada.
Além disso, o Android vai permitir usar o próprio aplicativo da ferramenta para localizar um aparelho ou acessar uma página na web para isso. Na prática, isso pode salvar quem vive perdendo o celular.
Por fim, a rede deveria ter chegado ainda no ano passado, mas o Google confirmou o atraso e atribuiu a responsabilidade à Apple. De acordo com a empresa, a parceira não teria implementado algumas especificações a tempo. Agora, com a aparição no Beta, é sinal de que a funcionalidade ficará disponível ao grande público em breve, pelo menos para a versão Android.