Economia real ou ‘balela’? Descubra se vale a pena instalar energia solar em casa
Entenda se o investimento inicial para a instalação dos sistemas de energia limpa é compensado em economia na conta de energia.
O Brasil é um país tropical em que a incidência do sol é alta quase o ano todo, em boa parte do território nacional. Talvez por conta dessa condição favorável, o uso da energia solar em projetos residenciais vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.
Para se ter uma ideia, um mapeamento da fintech Meu Financiamento Solar aponta que já são mais de 1,6 milhão de residências que geram energia de fonte solar no país.
Ainda assim, muita gente tem dúvida se realmente vale a pena fazer a transição do uso da energia elétrica para a solar. Muito disso é resultado do necessário investimento inicial para a instalação dos painéis solares sobre o telhado da casa. Outro fator é que o retorno financeiro não é imediato, justamente em decorrência do alto valor de instalação.
Energia solar
O aquecimento do setor de energia solar ocorre mesmo que os custos dos módulos fotovoltaicos ainda sejam altos quando se observa o orçamento familiar.
Contudo, não se pode ignorar que o aumento na oferta de polissilício, um componente fundamental dos módulos solares, trouxe uma queda nos preços de instalação da tecnologia. Só no último ano, a redução no preço do serviço foi de até 30%.
Tal queda, atrelada ao crescimento das fábricas e à maior eficiência nos processos de produção, resulta também em melhores resultados para os consumidores finais. Isso porque o investimento atual das fabricantes é justamente na produção de células fotovoltaicas e módulos solares cada vez mais eficientes, resultando em um desempenho melhor.
Investimento x economia
Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontam que uma placa solar tem uma vida média de 25 anos.
O retorno financeiro da instalação, por sua vez, demora cerca de cinco anos para se tornar realidade. Na matemática básica, restam 20 anos de economia direta no bolso de quem opta pela energia limpa dos painéis fotovoltaicos.
Ademais, a cobrança da energia elétrica pode ter uma redução de até 95%, além dos casos em que é possível alcançar a autossuficiência na geração de energia, como ocorre com os sistemas off-grid.
Também não se pode ignorar que casas hoje equipadas com o sistema de geração de energia solar tendem a ter uma valorização de mercado que pode chegar a até 20% no valor final do imóvel.