É seguro ler QR Code? 5 riscos que você corre e não faz ideia

Não vá lendo qualquer código que ver pela frente. Conheça estas dicas antes.

Sabe aquela coisa que parece estar por todas as partes, mas ainda não sabemos exatamente para o que serve e se é, de fato, segura? Um exemplo comum são os QR Codes que, sem mais nem menos, invadiram nossas vidas para trazer mais praticidade.

Leia mais: Pagamento com QR Code chega na Carteira do Google; veja como fazer

Os QR Codes podem ser vistos para acessar o cardápio de um restaurante, por exemplo, acessar informações, conseguir descontos, realizar pagamentos e por aí vai. Apesar de tantos benefícios, é preciso ter cuidado com esse tipo de ferramenta, que pode esconder muitos perigos.

5 situções em que o usar QR Code merece atenção redobrada

Não dá para fugir da conveniência do QR Code, mas se você vai usar esse recurso, é bom tomar cuidado com os perigos que podem surgir. Confira os principais a seguir:

  • Cuidado com os links maliciosos

Os QR Codes podem ser programados para te redirecionar a sites, que podem acabar sendo de caráter criminoso. Muitos deles, inclusive, contêm malwares, vírus e a famosa prática do phishing, que direciona a pessoa para ser vítima de golpes.

Portanto, fique de olho na página que acabou de entrar após usar o QR Code.

  • Atenção aos downloads suspeitos

Ao escanear um QR Code, é preciso ter cuidado para não baixar aplicativos ou arquivos com malware. Ele pode provocar danos graves ao dispositivo, comprometendo a privacidade e abrir espaço para invasões hackers.

Nesse caso, o mais recomendado é ter sempre um antivírus instalado que proteja o smartphone contra essas ameaças desconhecidas. Eles bloqueiam os arquivos maliciosos e evitam que elas se apossem do aparelho.

  • Perigo de vazamento de dados

Certos QR Codes escondem scripts que autorizam o acesso de hackers ao dispositivo. A partir daí eles roubam os dados sensíveis das vítimas – como endereço de e-mail, dados bancários, número de telefone – para aplicar golpes.

Portanto, não vá escaneando o primeiro QR Code que você ver pela frente. Saber da procedência é algo extremamente importante.

  • Alerta aos comandos ocultos

Muitos criminosos utilizam os QR Codes para realizar ações no dispositivo, entre elas compartilhar sua localização, acessar sua lista de contatos e até mesmo enviar mensagens de textos. Esse é um dos riscos que mais causam prejuízo à vítima, principalmente quando o assunto são ameaças digitais.

  • Sites falsos de pagamento 

Por último, podemos citar os sites falsos de pagamento. Ao escanear um QR Code de algo que você realmente precisa pagar, muitos códigos imitam sites conhecidos, redes sociais, bancos e outros, para roubar seu dinheiro.

Mas não é apenas o dinheiro: ao inserir suas credenciais nesses sites falsos, os cibercriminosos também roubam dados da sua conta para futuros golpes. É preciso ter cuidado.

E como ser proteger ao escanear um QR Code?

Ainda que o uso de QR Codes traz riscos, é importante salientar sua praticidade e importância no mundo digital. Para evitar cair em golpes ao utilizá-lo, siga estas 4 dicas úteis:

  • Sempre verifique a URL do site direcionado pelo QR Code antes de fazer qualquer operação.
  • Tenha cautela redobrada com logins, sempre se certificando que a página é autêntica e segura.
  • Não se esqueça de verificar a origem dos QR Codes, se são de fontes confiáveis, lojas, restaurantes ou marcas. Nunca escanei códigos em locais públicos e desconhecidos.
  • Tenha um bom antivírus instalado no celular, pois ele oferece proteção tem tempo real contra essas ameaças digitais.
você pode gostar também