É perigoso dormir com o celular próximo da cama? 3 coisas que não te contam
Não culpe só a cama por uma noite mal dormida: saiba que o celular pode ser o vilão.
Certos hábitos podem parecer meras práticas inofensivas, mas que, no fundo, escondem grandes perigos. Um deles, bastante polêmico, é dormir com o celular ao lado da cama. Muitas pessoas acreditam que isso não interfere em nada. Mas será que é tão simples assim?
Na realidade, não. Dormir com o celular ao lado ou na própria cama – acredite, há quem coloque o dispositivo debaixo do travesseiro – pode gerar situações de risco para o dono do aparelho, como atrapalhar o sono, causar demora para dormir e, consequentemente, levar ao cansaço.
Mas não acaba aí! Existem 4 perigos que te farão abolir o hábito de dormir com o celular ao lado da cama à noite.
1. Sente que vive cansado, talvez esta seja a causa
O celular pode estar associado ao cansaço excessivo. A razão disso está na falta de produção de melatonina (hormônio do sono), pois o aparelho expõe as atividades cerebrais à noite a um estímulo acima do recomendado. Acessar as redes sociais antes de dormir, por exemplo, prejudica o processo que antecede o sono.
O mesmo vale ao acordar: aguarde um pouco antes de começar a interagir com o dispositivo, principalmente se forem questões de trabalho estressantes. Nada de começar o dia com o pé esquerdo.
2. O celular esconde uma sujeira invisível
Já ouviu aquela frase que o celular pode ser tão sujo quanto um vaso sanitário? Saiba que ela não é mentira: o dispositivo pode acumular mais de 23 mil tipos de bactérias, ficando tão sujo quanto a sola do sapato.
Portanto, para manter sua saúde em dia, evite colocar o celular no travesseiro ou em contato com outras superfícies onde você coloca o rosto, a fim de evitar contaminações. A recomendação é fazer uma limpeza periódica no dispositivo, para assim ter um sono livre de preocupações.
3. O ciclo do seu sono pode estar ameaçado pelo celular
Se seu intuito é embarcar em um sono profundo, saiba que deixar o celular ao lado da cama pode ser uma péssima ideia. Basta uma simples notificação ou uma ligação de desconhecidos para seu corpo entrar em estado de alerta. Muitas pessoas, inclusive, não conseguem pegar no sono devido à sensação de presença constante.
Essa interrupção atrapalha o ciclo do sono, que necessita de estágios até chegar ao sono REM, o mais importante. A exposição à luz do celular antes de dormir, por exemplo, pode interferir de maneira negativa nesse processo. É bom evitar excessos.
Cuide do seu sono como se fosse uma joia
Após analisarmos todas essas variáveis, o que não faltam são motivos para não deixar o celular perto da cama durante a noite. O excesso de tela azul dos dispositivos prejudica o relógio biológico do sono, levando a episódios de insônia.
Portanto, para uma noite de sono agradável, não leve o celular para a cama. Priorize esse tempo para ler um livro ou simplesmente relaxar de olhos fechados enquanto escuta uma boa música.