Doce sucesso: Candy Crush atinge US$ 20 bilhões em receitas globais
O presidente da King, Tjodolf Sommestad, disse que Candy Crush Saga e seus outros títulos são um doce sucesso.
Candy Crush Saga, o jogo de combinação jogado por milhões de pessoas, alcançou US$ 20 bilhões em receita desde seu lançamento em 2012. A informação é da empresa King. Além disso, destacou que em breve lançará até 15 mil níveis para os jogadores mais dedicados.
Aparecendo pela primeira vez em um site, Candy Crush migrou para o Facebook. Contudo, depois foi parar em dispositivos móveis, onde decolou e já foi baixado 5 bilhões de vezes.
O game foi pioneiro no modelo “freemium”. Em suma o jogo é gratuito, mas os jogadores podem gastar dinheiro para melhorar o seu desempenho ou podem ver anúncios para ganhar jogadas.
O presidente da King, Tjodolf Sommestad, disse que Candy Crush Saga e seus outros títulos, como Farm Heroes Saga, mostraram que os jogos para celular podem ter um apelo duradouro.
“Provamos a nós mesmos e à indústria que é possível reacender jogos com anos de idade e mantê-los relevantes por uma década ou mais. Além disso, conseguimos quebrar recordes mesmo depois de uma década”, disse Sommestad em entrevista.
Doce sucesso
Todd Green, gerente geral do Candy Crush, disse que o jogo é constantemente atualizado para torná-lo mais satisfatório. Ou seja, desde a otimização do pequeno salto quando os doces caem na grade até a adição de novos níveis, incluindo a marca de 15.000.
Candy Crush tem sido a franquia de maior bilheteria nas lojas de aplicativos dos EUA nos últimos seis anos, um fato que Sommestad disse sublinhou tanto o sucesso da estratégia de King quanto o desafio para novos desenvolvedores de jogos.
“Temos sim um esforço para construir novos jogos, mas a fasquia é muito alta e é preciso muito para lançar um novo jogo hoje em dia”, disse ele. “O Candy Crush levou alguns meses para ser construído, mas adicionamos 10 anos de desenvolvimento depois disso.”
King é propriedade desde 2016 da Activision Blizzard, a empresa norte-americana por trás de “Call of Duty”, que concordou com uma aquisição de US$ 69 bilhões pela Microsoft. A King arrecadou US$ 747 milhões em receita líquida no segundo trimestre, 31% do total da Activision.