Diga adeus aos seguidores fantasmas com a nova função do Instagram

Quer saber como melhorar seu engajamento no Instagram? Descubra como remover seguidores fakes e aumente seu alcance!

Remover seguidores fakes no Instagram pode ser uma tarefa mais simples do que parece. Afinal, muitos usuários enfrentam problemas com essas contas que, além de falsas, atrapalham o engajamento dos posts.

Essas contas são geralmente perfis abandonados ou criados com o intuito de inflar artificialmente o número de seguidores. Felizmente, o Instagram agora oferece uma função nativa que permite a remoção de todos esses perfis indesejados de uma só vez.

Seguir esses passos não só ajuda a melhorar o engajamento, mas também aumenta o alcance das publicações. Ou seja, perfis com muitos seguidores falsos acabam sendo penalizados pelo algoritmo do Instagram, que interpreta a falta de interação como um sinal de conteúdo irrelevante.

Por isso, é fundamental identificar e excluir esses seguidores fantasmas para manter um perfil saudável e atrativo.

O que são seguidores fakes no Instagram?

Eles são perfis que seguem contas de forma aleatória e não interagem com o conteúdo postado. Normalmente, esses perfis são criados por sistemas automatizados, mas alguns podem até ser contas abandonadas por usuários reais.

Ou seja, as características incluem a ausência de foto de perfil, falta de publicações e nomes de usuário compostos por combinações aleatórias de letras e números.

Algumas contas falsas, porém, são mais sofisticadas, apresentando fotos aparentemente reais e nomes de usuário convincentes. Outros perfis fantasmas podem ser usados para spam, muitas vezes contendo links suspeitos ou conteúdo de teor sexual na biografia.

Manter esses seguidores no seu perfil prejudica o engajamento, já que o Instagram prioriza perfis com alta interação. Além disso, perfis que visam monetização e parcerias podem encontrar dificuldades devido ao baixo engajamento causado por seguidores inativos.

Como remover seguidores fakes?

Para iniciar a limpeza, acesse seu perfil no Instagram e toque em “Seguidores”. Em seguida, selecione a opção “Sinalizado para análise”. Essa lista mostra os seguidores considerados fantasmas pelo Instagram. Por fim, toque em “Remover Tudo” para excluir todos os perfis indesejados de uma só vez e confirme a ação no botão “Remover”.

Se preferir, é possível remover seguidores específicos individualmente. Basta tocar no botão “Remover” ao lado do nome de usuário e confirmar a ação. Se algum perfil da lista não parecer um seguidor fantasma, selecione os três pontinhos ao lado do nome e escolha a opção “Não é spam nem irrelevante”.

A importância de não comprar seguidores

Comprar seguidores pode parecer uma solução rápida para aumentar a popularidade, mas, na verdade, é uma armadilha.

Afinal, perfis com seguidores comprados geralmente apresentam um baixo nível de engajamento, o que pode ser facilmente identificado por marcas e parceiros. Além disso, o algoritmo do Instagram penaliza esses perfis, reduzindo ainda mais o alcance das postagens.

A prática de comprar seguidores fakes também prejudica a credibilidade do perfil. Seguidores reais e engajados são fundamentais para a construção de uma comunidade ativa e fiel. Manter um perfil com seguidores de verdade garante um engajamento autêntico, essencial para o crescimento e para atrair parcerias comerciais!