Cuidado: Como impedir que sua Smart TV espione você

Sua smart tv conectada à Internet pode invadir sua privacidade. Aqui está o que o FBI e três especialistas em segurança recomendam que você faça para se proteger.

As televisões inteligentes oferecem muitos recursos interessantes, incluindo acesso à Internet, aplicativos de streaming e câmeras e microfones integrados. No entanto, como estão sempre conectadas à Internet, essas smart tvs podem ser um risco potencial para hackers que podem controlar sua TV e alterar certas configurações, ou pior.

Um hacker mal-intencionado pode controlar sua televisão mudando de canal, ajustando os níveis de volume e até mesmo exibindo conteúdo inapropriado para crianças. Na pior das hipóteses, eles podem ligar a câmera e o microfone da sua TV para espioná-lo e ouvir suas conversas. Eles podem até usar esse acesso para encontrar um backdoor em seu roteador e invadir eletrônicos conectados na sua rede.

Dicas do FBI para evitar riscos

Em novembro de 2019, o FBI emitiu um alerta sobre os riscos das smart TVs à sua privacidade e ofereceu várias recomendações. Também foi observado que os fabricantes de TV e desenvolvedores de aplicativos têm a capacidade de ouvir e assistir você.

Tudo isso soa como o pior tipo de cenário, mas não deve deixar você com medo de usar sua smart TV. O FBI oferece algumas diretrizes e práticas recomendadas para melhor garantir sua segurança e privacidade:

  • Saiba exatamente quais recursos sua TV possui e como controlá-los. Faça uma pesquisa básica na Internet com o número do seu modelo e as palavras “microfone”, “câmera” e “privacidade”.
  • Não dependa das configurações de segurança padrão. Altere as senhas, se puder – e saiba como desligar os microfones, as câmeras e a coleta de informações pessoais, se possível. Se você não pode desativá-los, considere se está disposto a correr o risco de comprar aquele modelo ou usar aquele serviço.
  • Se você não pode desligar a câmera, um simples pedaço de fita adesiva preta sobre o olho da câmera é uma opção.
  • Verifique a capacidade do fabricante de atualizar seu dispositivo com patches de segurança. Pode fazer isso? Já o fez no passado?
  • Verifique a política de privacidade do fabricante da TV e dos serviços de streaming que você usa. Confirme quais dados eles coletam, como armazenam esses dados e o que fazem com eles.

Quais são os riscos potenciais de hackers acessarem sua smart TV?

O uso indevido de dados é o risco potencial mais significativo para proprietários de smart TV representado por hackers. As Smart TVs e os aplicativos usados ​​nelas, como Netflix, YouTube ou navegadores da web, coletam uma enorme quantidade de dados do usuário.

Não são apenas os dados coletados nas TVs que estão em risco, mas quando são enviados de volta para a empresa de TV e armazenados em um banco de dados gigante, que pode ser um alvo valioso para um invasor.

Estamos em uma época em que a engenharia social é a norma quando se trata de crimes cibernéticos, então as chances de um hacker obter acesso aos seus dispositivos são praticamente nulas. Anos atrás, os criminosos tinham como alvo os dispositivos, e sua smart TV é essencialmente um computador. Com a maioria das empresas de tecnologia instalando proteções em dispositivos tecnológicos, esse não é mais o caso.

No entanto, cibercriminosos podem obter acesso às suas informações pessoais se o fabricante da sua smart TV sofrer uma violação de dados. Quando ocorrem violações de dados, suas informações podem acabar na dark web, onde criminosos podem negociar ou comprar seus dados pessoais.

Como proprietário de uma smart TV, você sempre deve estar ciente dos aplicativos maliciosos que podem potencialmente assumir o controle de sua TV.

você pode gostar também