Conheça o truque: maneiras de criar um chat secreto usando o bloco de notas do Android e iPhone (iOS)

Saiba como criar chats secretos usando aplicativos de notas em Android e iOS para comunicações seguras e privadas.

Em um mundo cada vez mais preocupado com a privacidade online, encontrar formas seguras de comunicação se torna essencial. Uma opção que muitos podem não considerar é utilizar o aplicativo nativo de notas em dispositivos Android e iPhone (iOS) para criar chats secretos.

Embora não seja a primeira escolha para mensagens, o uso inteligente desses aplicativos pode oferecer uma camada adicional de sigilo. Diante disso, confira a seguir como você pode fazer isso em ambos os sistemas operacionais.

Como criar chats secretos no bloco de notas do iPhone (iOS)

1. Abra o aplicativo Notas: inicie o aplicativo Notas em seu dispositivo iOS e crie uma nova nota, podendo inclusive organizá-la em uma pasta específica para maior organização.

2. Compartilhe a nota: escreva o texto desejado e toque no botão de compartilhamento. Em seguida, altere a opção “Enviar cópia” para “Colaborar”.

3. Configure as permissões de acesso: certifique-se de que a privacidade da nota está configurada corretamente. Marque a opção “Apenas pessoas convidadas” e desative “Permitir que outros convidem”.

4. Compartilhe a nota com o contato desejado: escolha o método de envio preferido, como E-mail, AirDrop ou Mensagens. O aplicativo Notas irá gerar um link para a nota, garantindo que apenas o contato escolhido possa acessá-la.

5. Bloqueie a nota (opcional): para garantir total privacidade, você pode bloquear a nota. Basta acessar o menu no canto superior direito e selecionar “Bloquear”. A nota ficará segura e só poderá ser acessada com Face ID ou Touch ID.

Como fazer chats secretos no bloco de notas do Android

1. Abra o Google Keep: no seu dispositivo Android, inicie o Google Keep e crie uma nova nota, digitando o texto desejado.

2. Adicione colaboradores: toque na opção “Colaborador” no menu inferior direito e adicione o contato com quem deseja compartilhar a nota.

3. Compartilhe a nota: o Google Keep permite o compartilhamento apenas por e-mail. Certifique-se de ter o e-mail do destinatário e clique em “Salvar”. O contato poderá então utilizar a nota para trocar mensagens.

4. Arquive a nota (opcional): para manter a privacidade, arquive a nota para que ela não fique visível na página inicial do aplicativo.

Apesar de o Google Keep não oferecer uma função de bloqueio como o Notas do iOS, essa técnica ainda pode ser uma alternativa viável para comunicações discretas.

Tenha em mente que, ao apagar a nota compartilhada, o acesso também será perdido pelo contato. Assim, experimente essas dicas para ter conversas mais privadas em seus dispositivos móveis.