Como proteger a bateria do seu celular enquanto ele carrega?
Se você achava que sabia tudo sobre carregamento de celular, talvez seja melhor rever seus conceitos.
Extensão do corpo humano, é muito difícil encontrar alguém que saia de casa sem celular. O dispositivo multitarefas ajuda em diversas ações do cotidiano, o que facilita a vida de muitas pessoas. Porém, por ser considerado frágil, é muito fácil provocar uma avaria ou até mesmo danificar drasticamente o aparelho.
Além da tela e da câmera, uma das peças mais importantes do celular é a bateria. Geralmente acoplada ao celular, ela pode reduzir a durabilidade do dispositivo se os devidos cuidados não forem tomados. Resumindo: ser displicente com a bateria do celular pode diminuir sua vida útil.
E um dos cuidados mais importantes está relacionado com a forma de carregar o celular. O uso de produtos originais e a maneiro como se carrega – considerando o tempo e a temperatura do ambiente – são cruciais para manter o celular em bom estado por mais tempo.
Qual o jeito certo de carregar o celular?
Você pode achar que sabe como carregar o celular do jeito certo, mas existem erros que muitas pessoas cometem e sequer fazem ideia disso. O simples ato de conectar e desconectar o telefone da tomada gera diversos processos que podem aumentar ou reduzir o desempenho da bateria se feito de forma errônea.
Mas a pergunta que não quer calar: como carregar o celular corretamente? O primeiro passo é conectar o carregador à tomada primeiro e só depois conectar o cabo ao telefone. O motivo: isso evita grandes descargas ou picos de energia que possam danificar o aparelho.
Para desconectar, o efeito é o inverso. Primeiro retire o cabo do telefone e, em seguida, o carregador da tomada. Simples, não? Apenas isso já estará contribuindo para uma maior durabilidade da bateria.
Foto: Shutterstock
Mas não é só isso…
Se você quer aprender como carregar o celular do jeito certo, especialistas recomendam algumas dicas extras para evitar danos à bateria. Um deles é não utilizar o dispositivo enquanto ele estiver carregando. Isso pode acarretar sérios problemas de superaquecimento e detonar com a vida útil do aparelho.
Outro ponto que deve ser seguido à risca diz respeito à temperatura do ambiente onde o celular está carregando. Segundo recomendam algumas empresas, como a Huawei, o ideal é deixar o aparelho carregando em espaços secos e frescos, evitando lugares quentes, como o interior do carro em dia de sol, por exemplo.
Além disso, não deixe o celular conectado à tomada durante a noite, pois isso danifica o aparelho, e tente deixar a bateria entre 20% e 80% para prolongar sua vida útil. O intuito é fugir dos ciclos de carga desnecessários.
Evite deixar a bateria do celular descarregar totalmente (Foto: Shutterstock)
Não cometa estes erros ao carregar o celular
Dentre os erros mais comuns ao carregar o celular estão:
- Carregar o celular no computador: apesar de ser uma alternativa prática, o processo é mais lento e pode afetar a capacidade de carga do aparelho.
- Deixar a bateria do celular chegar a 0%: se você estiver fora de casa e sem carregador, não há o que fazer. Mas se existe a possibilidade de carregar o celular, o ideal é que a bateria não fique abaixo dos 20%.
- Não utilizar o carregador original: utilizar carregadores falsificados pode ajudar em situações emergenciais, porém, a longo prazo, isso pode atrapalhar no carregamento ideal do celular. Portanto, carregadores, só os originais.