Geladeira? 5 dicas para evitar que o celular e computador assem no calor
Raios ultravioletas conseguem degradar plásticos e até mesmo afetar a transparência das telas de smartphones.
Que o Brasil é um país tropical e com bastante sol, todos nos sabemos. O que ninguém esperava são as consecutivas ondas de calor que afetam diversos estados. A mais recente delas prevê atingir 1.400 cidades brasileiras. Além dos cuidados com o corpo, como beber muita água e evitar sair de casa nos horários mais quentes, também é fundamental ter cuidado com os aparelhos eletrônicos.
Leia mais: Calor? Ar-condicionado está esquentando as cidades, diz estudo
Sim, você não leu errado. O que acontece é que esses objetos podem perder vida útil quando expostos ao calor intenso. Os raios ultravioletas, por exemplo, conseguem degradar plásticos e até mesmo afetar a transparência das telas de smartphones.
E não é isso que queremos que aconteça, não é mesmo? Principalmente quando sabemos o quanto é difícil para nós, brasileiros, adquirirmos bens eletrônicos. Felizmente existem soluções que podem ajudar nisso.
5 dicas para evitar o aquecimento de eletrônicos durante a onda de calor
Para garantir a vida útil de celular, notebook e videogames, por exemplo, siga algumas destas cinco dicas valiosas:
- Sentiu que o aparelho esquentou demais, desligue-o e só ligue novamente após ele voltar à temperatura normal.
- Utilize o dispositivo em lugares com temperatura mais amenas, nunca debaixo de construções que retenham calor, como vidros com reflexo.
- Pare o uso imediato do aparelho em caso de mensagem de superaquecimento. No caso de computadores, remova a bateria.
- Desligue o wi-fi, o 4G, sistema de localização e aplicativos rodando em segundo plano em caso de exposição ao calor intenso.
- Nunca deixe o celular, notebook ou gadget dentro do carro, sobretudo direto ao sol, como nos painéis. Superfícies metálicas também devem ser evitadas.
Lenda urbana para esfriar aparelhos eletrônicos
Não vá acreditando em que tudo o que você escuta por aí. Principalmente quem diz que colocar aparelhos muito quentes no freezer ou geladeira ajuda a esfriá-lo. Não faça isso! Há o risco de choque térmico e da temida condensação. Ambos fenômenos podem comprometer seriamente os dispositivos.
Por outro lado, o choque de calor e frio provocado pelo ar-condicionado, por exemplo, não prejudica os aparelhos. O mais recomendado, no entanto, segundo especialistas, é utilizar os dispositivos em ambientes com temperatura amena, nem muito quente, nem muito frio, principalmente quando o gadget estiver conectado à tomada.