Como descobrir a senha do Wi-Fi que você já se conectou

Existem ferramentas que ajudam a descobrir a senha do Wi-Fi. Poupe os dados do seu celular.

A pergunta mais usada em muitos lugares que não sejam nossa casa certamente é esta: qual a senha do Wi-Fi? Diferente dos dados do celular, o Wi-Fi possibilita o livre acesso à internet por meio de uma conexão mais rápida e eficiente.

Leia mais: Acabou o Wi-Fi? Como transferir fotos e vídeos por Bluetooth no Android

Contudo, mesmo você já tendo acessado a rede de um lugar, ela pode não ficar gravada no seu dispositivo. Felizmente, para isso existem ferramentas que ajudam a descobrir a senha do Wi-Fi. Portanto, sem desespero, ok?

De onde vem a palavra Wi-Fi?

Antes de partirmos para o ponto principal deste texto, vale a pena um tempo para curiosidades, não é mesmo? Você já se perguntou de onde vem a palavra Wi-Fi? O termo é uma abreviação da expressão Wireless Fidelity, em tradução livre do inglês “fidelidade sem fio”.

Mas não é só isso. A origem da palavra Wi-Fi como conhecemos hoje se deu pela agência de marketing Interbrand. A empresa estava encarregada do lançamento da marca a pedido da Wi-Fi Alliance, associação global de empresas que deram origem ao Wi-Fi. O nome escolhido, como podemos ver, pegou e não saiu mais da boca das pessoas.

Como descobrir a senha do Wi-Fi do lugar de onde você está conectado?

Antes de começarmos o passo a passo, é importante dizer que você precisa estar conectado à rede Wi-Fi que deseja descobrir a senha. Se esta etapa estiver cumprida, passamos para as seguintes:

1. Como descobrir a senha Wi-Fi no Android

Celulares Android costumam mostrar a senha de internet na tela de compartilhamento do acesso ao Wi-Fi. Caso seu modelo não exiba o código, dá para fazê-lo usando o Google Lens. Veja:

• Abra a seção “Configurações”;
  • Em seguida, entre em “Wi-Fi”;
  • Depois vá na rede na qual o Android está conectado;
  • Selecione a opção “Compartilhar”;
  • E pronto. A senha será exibida em cima ou embaixo do QR Code.

Se a senha não aparece, use o Google Lens para a leitura do QR Code. O procedimento é o seguinte:

• Comece com a captura de tela do QR Code;
  • Em seguida, abra o Google Lens (Android);
  • Na sequência, escolha a captura de tela e confira a senha revelada.

2. Como descobrir a senha Wi-Fi no iPhone/iOS

No caso de celulares iOS, o processo opera da seguinte forma:

• Acesse o app “Ajustes”;
  • Na sequência, toque em “Wi-Fi”;
  • Vá no ícone “i” da rede Wi-Fi na qual o iPhone está conectado;
  • Escolha a “Senha” e faça a autenticação biométrica;
  • Pronto! Basta copiar a senha do Wi-Fi.