Como bloquear prints no WhatsApp? O segredo que pouca gente sabe
Há uma função no seu WhatsApp que bloqueia qualquer um de tirar prints das fotos e vídeos que você envia. Você já conhece?
Sabe quando você manda uma foto engraçada, constrangedora ou íntima para alguém no WhatsApp e a pessoa tira um print para “salvar” a imagem? Isso, além de desrespeitoso, nos faz, de certa forma, perder a confiança na tecnologia.
Mas, não se preocupe, há um recurso lançado em 2022 no “zap zap” que impede que o destinatário das imagens faça uma captura de tela. Muita gente o usa, mas poucos sabem deste “a mais”.
Estamos falando das imagens e vídeos enviados com o modo de visualização única, disponível tanto para iOS quanto para Android. Quando a outra pessoa tenta tirar um print do que você enviou, toma uma surpresa.
Ah, sim: também não funciona com gravação de tela, viu? Pode ficar sossegado.
Como usar a função que bloqueia o print no WhatsApp?
Para você ter uma ideia, tudo é muito simples. No campo onde você digita a mensagem no WhatsApp há uma pequena câmera fotográfica. Basta clicar ali.
Pronto, você já está no modo de visualização única. Você pode tirar uma foto ou vídeo “de agora” ou escolher um conteúdo da biblioteca do seu celular. Depois, é só enviar.
O destinatário vai receber um arquivo que só poderá ser aberto uma única vez. E, se tentar tirar um print ou fazer uma gravação de tela, o resultado será um aviso com a seguinte mensagem: “Captura de tela bloqueada para maior privacidade”.
Isso pode ser feito com fotos e vídeos, mas não serve para GIFs e nem áudios.
Quando a pessoa fechar a reprodução, não terá mais acesso àquilo. A função está disponível para WhatsApp em todos os dispositivos móveis (smartphones e tablets). No WhatsApp Web ou pelo aplicativo de desktop não é possível nem abrir e nem enviar arquivos desta forma.
E nas conversas?
Infelizmente, ainda não é possível saber se alguém tirou print das mensagens trocadas, tampouco existe algum recurso nativo no próprio WhatsApp que impede isso. Pelo menos, por enquanto.