Como baixar vídeos no celular pelo YouTube, Instagram e mais

Você quer enviar um meme para um amigo seu e não sabe como? Aprenda a fazer o download de vídeos das principais redes aqui.

Guardar conteúdos disponíveis nas principais redes sociais nem sempre é uma tarefa simples. Muitos aplicativos, de fato, não oferecem a opção de baixar diretamente as mídias postadas por outros usuários.

Caso esteja interessado em editar uma mídia postada por outra pessoa ou simplesmente deseje salvá-la em seu celular, isso é possível. Neste texto, você saberá como fazer isso, seja você um usuário de Android ou iPhone.

Como que o download é possível?

Você já deve ter percebido que algumas redes sociais permitem o download das próprias mídias, mas não das postadas por outros usuários. Por isso, na ausência de opções oficiais, os interessados muitas vezes precisam recorrer a ferramentas externas conhecidas como “downloaders”.

Esses sites ou aplicativos permitem que os usuários baixem mídias após inserirem os links das postagens originais. Vamos supor que você esteja interessado em baixar um vídeo do Instagram que achou engraçado. Para isso, é necessário localizar o vídeo, copiar seu link, acessar um site especializado em downloads de mídias dessa rede social e finalizar com o download.

Como baixar vídeos do YouTube?

Antes de explorarmos o passo a passo, é importante destacar que a versão paga do YouTube, conhecida como YouTube Premium, permite que os usuários façam o download de seus vídeos favoritos para assistir offline.

O passo a passo é:

1. Abra o YouTube.
  2. Encontre o vídeo que você deseja baixar.
  3. Clique no botão “Compartilhar”.
  4. Selecione a opção “Copiar Link”
  5. Cole o link em um site ou aplicativo especializado em downloads de vídeos desta plataforma.
  6. Faça o download.

Como baixar conteúdo do Instagram

1. Entre no Instagram
  2. Procure a mídia que você deseja baixar, seja ela um Reels ou uma foto.
  3. Toque no ícone do compartilhamento, localizado ao lado do botão de comentários.
  4. Clique em “Copiar Link”
  5. Abra o site ou aplicativo que você escolheu, cole o link e proceda com o download.

Como baixar vídeos do X

O X, anteriormente conhecido como Twitter, é uma rede social popular que, assim como outras, requer o uso de ferramentas externas para fazer o download de vídeos. Um dos downloaders mais conhecidos focados nesta plataforma é o TwitterVideoDownloader, mas o passo a passo a seguir é válido para a maioria dessas ferramentas:

1. No X, ache a publicação que você quer baixar.
  2. Clique no ícone de seta localizado abaixo dela.
  3. Escolha a opção “Copiar link”.
  4. Acesse o site que você elegeu.
  5. Cole o link na caixa de texto.
  6. Baixe como você bem entender.

Como baixar vídeos do TikTok

Por fim, o TikTok permite o download de mídias diretamente pela plataforma. No entanto, é importante mencionar que muitos sites e aplicativos de terceiros removem a marca d’água do TikTok e os créditos dos criadores originais. Caso opte por essas ferramentas externas, certifique-se de dar os devidos créditos aos criadores ao compartilhar ou utilizar o conteúdo.

1. Abra o aplicativo do TikTok.
  2. Encontre o vídeo que deseja baixar.
  3. Toque no ícone de compartilhamento.
  4. Selecione “Guardar vídeo”.
  5. O vídeo será salvo no seu dispositivo.