Botão do celular estragou? Veja como resolver antes de ir ao técnico

Alternativas substituem o botão quebrado temporariamente, sem que a pessoa precise ficar incomunicável por muito tempo.

Um dos maiores medos de quem tem celular é estragar algum botão, principalmente o de ligar/desligar ou que gerencia o volume. Casos assim acontecem em razão de quedas, contato de agentes externos, como derramar líquidos, ou simplesmente quando o aparelho decide parar de funcionar.

Leia mais: 5 erros ao carregar o celular que DETONAM com a saúde do aparelho

A boa notícia é que para situações desesperadoras como esta, existem soluções paliativas, até que o conserto ou troca do dispositivo seja feita. São alternativas que substituem o botão quebrado, sem que a pessoa precise ficar incomunicável por muito tempo.

Celular caindo no vaso

Como consertar o botão do celular que estragou

Se o botão do celular quebrou, o primeiro passo é manter a calma. Imprevistos acontecem e tudo deve ser levado com tranquilidade. Até porque ficar de cabeça quente não ajuda em nada. Passado o estresse inicial, vamos ao passo a passo de como consertar botões estragados de celulares Android e iOS.

O jeito mais fácil é recorrer à versatilidade das telas touchscreens, por meio dos botões virtuais. Eles se assemelham facilmente às funções de comando físico principais, como bloquear ou liberar tela e aumentar ou abaixar volume.

Veja abaixo como utilizar esses comandos de tela para substituir as funções de algum botão danificado:

iPhone/iOS

  • Acesse a aba “Ajustes” do iPhone.
  • Depois, vá na opção “Acessibilidade”.
  • Em seguida, aperte a opção “Toque”.
  • Vá em seguida na aba “AssistiveTouch”.
  • Perceba que aparecerá na tela um botão redondo, que poderá ser posicionado em qualquer lugar. Sua função é dar acesso a menus rápidos, bem como operar as funções do botão Home.

Vale destacar que após ativar o Assistente de Toque, é possível incluir comandos específicos para funcionarem como teclas de atalho. Para isso acesse a opção “Personalizar Menu Principal”.

Android

O passo a passo para atribuir comandos de toque no Android muda conforme o aparelho. Porém, na grande maioria dos casos, basta ir na opção “Ajustes” ou “Configurações”, dependendo do sistema.

Quando chegar nele, basta ir na opção “Acessibilidade” e a partir daí definir como os atalhos serão reproduzidos. Ou seja, quais comandos deverão ser ativados como toque na tela. A personalização do menu também fica a critério do usuário.

Dica extra

Além dos comandos via toque de tela, outra solução quando o botão do celular quebra é usar o comando de voz. Enquanto no iOS está disponível a Siri, donos de aparelhos Android podem recorrer ao app Google Assistente. Ambos realizam a ação desejada pelo usuário por meio da voz.

você pode gostar também