Como a VPN pode transformar seu trabalho remoto no home office (e deixá-lo mais seguro)?
Entenda as vantagens do uso do VPN em empresas que possuem quadro de colaboradores em trabalho remoto.
Desde a pandemia, a rotina de trabalho remoto se tornou uma realidade para muitas empresas. O perfil de trabalho tem defensores ferrenhos, afinal, trabalhar do conforto de casa, sem enfrentar o trânsito diariamente, além de ter acesso a vagas em outros estados ou países, soa como uma excelente opção.
Tanto que, hoje, cerca de 33% das empresas que atuam no Brasil mantiveram posições remotas, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas.
Diante deste mesmo cenário, empresas estrangeiras também começaram a abrir mais oportunidades para brasileiros. Para que essa modalidade de trabalho garanta a segurança das informações confidenciais da empresa, é preciso tomar algumas medidas a fim de evitar ataques de hackers, violações de dados ou até mesmo ameaças.
Além de ter um antivírus confiável instalado no computador de trabalho dos colaboradores em home office, contar com uma VPN robusta pode ser uma solução inteligente para evitar tais problemas.
Navegação blindada
Na prática, as chamadas VPNs (ou Redes Privadas Virtuais) são aplicações que garantem a conectividade de um dispositivo a uma rede privada segura. Com o uso da VPN, a conexão e a identidade do usuário, por meio de seu endereço de IP, recebem criptografia. Assim, é possível impedir que outras pessoas ou organizações acessem os dados pessoais do empregado, garantindo uma navegação segura.
Isso ocorre porque essa navegação segura protege informações sensíveis, como e-mails, senhas, histórico de buscas, dados bancários e tantas outras informações que possam ser vendidas por mineradores de dados.
Muitas VPNs, por exemplo, bloqueiam anúncios, malwares e até permitem a exclusão de sites e aplicativos para otimizar a velocidade de navegação. Algumas, inclusive, interrompem automaticamente a conexão com a internet no caso de a VPN ser desligada de forma abrupta.
O VPN também é uma solução que auxilia – e muito! – quem trabalha para empresas localizadas em outros países. Com ele, o empregado consegue acessar sites, aplicativos e funcionalidades que não estariam disponíveis no Brasil por conta de bloqueios regionais.
Para isso, a funcionalidade redefine a localização da conexão, permitindo o acesso a conteúdos de qualquer parte do mundo.