Comercial de cerveja gerado por IA gera polêmica por ser ‘horrível’

O spot de 30 segundos definido como "All Star" gerou polêmica por ser "horrível". Entenda como a peça publicitária foi gerada por IA.

Embora muitos temam um futuro em que a mídia gerada por IA se torne indistinguível da mídia tradicional, destruindo a sociedade e/ou a civilização no processo, ainda não chegamos lá. A prova disso é um comercial surreal de cerveja gerado por IA que se tornou viral no fim de semana.

Intitulado “Synthetic Summer”, o vídeo de 30 segundos apareceu pela primeira vez no Instagram há cerca de uma semana, criado por Helen Power e Chris Boyle, de uma produtora londrina chamada Privateisland.tv. A dupla não estava disponível para comentários antes da publicação desta matéria, mas, a julgar pela aparência do vídeo, parece que eles provavelmente o criaram a peça usando o novo modelo Gen-2 AI da Runway, que pode criar videoclipes curtos com base em instruções escritas e imagens estáticas.

No vídeo, com um backtrack ruidoso da multidão e “All Star” do Smash Mouth, vemos simulacros de pessoas festejando em um churrasco americano de quintal estereotipado, ocasionalmente se fundindo fisicamente com recipientes de cerveja impressionistas.

As mulheres riem com suas mandíbulas abertas. Copos de cerveja se transformam em latas de cerveja. As grelhas flamejantes atingem o status de tornado de fogo e formam um arco em todo o quintal. É uma visão do inferno surrealista que é ao mesmo tempo familiar e impressionantemente estranha.

Por que é tão estranho? Atualmente, os geradores de vídeo AI ainda são primitivos. À medida que seus criadores treinam os modelos, eles trabalham a partir de um conjunto muito menor de material de origem do que os modelos de síntese de AI de imagens estáticas, e os modelos são muito mais caros computacionalmente para serem executados.

A visão impressionista do comercial de cerveja provavelmente vem da absorção da essência dos comerciais reais de cerveja no conjunto de dados do Gen-2. A Runway não divulgou o conjunto de dados usado para treinar o Gen-2, mas no artigo do Gen-1 (um modelo anterior), citou “um conjunto de dados interno de 240 milhões de imagens e um conjunto de dados personalizado de 6,4 milhões de videoclipes”.

Publicidade com IA?

A cerveja não é o único produto sendo anunciado ficcionalmente pela IA para fins meméticos. Em 24 de abril, alguém chamado “Pizza Later” twittou um vídeo amplamente gerado por IA para um restaurante fictício chamado “Pepperoni Hug Spot”, que inclui videoclipes distorcidos de pessoas comendo pizza gerados pelo Gen-2 da Runway.

Além disso, seu criador supostamente gerou o script com GPT-4, usou Midjourney para imagens estáticas e uma narração do Eleven Labs. Eles juntaram tudo usando o Adobe After Effects. Ambas as peças foram iniciadas e montadas por humanos, mostrando que a IA generativa ainda tem um longo caminho a percorrer antes que possa deslumbrar autonomamente as massas com memes que alteram a sociedade. As pessoas ainda estão ao volante dessas obras alienígenas e, com isso, podemos potencialmente obter algum conforto. Talvez.

você pode gostar também