Climatizador ou ar-condicionado? Descubra qual vai te manter fresco sem pesar no bolso

Ambos equipamentos têm como foco o controle térmico, apesar de funcionarem de formas diferentes. Saiba como escolher o melhor para a sua realidade.

Ar-condicionado ou climatizador? Apesar de os dois eletrodomésticos terem como foco o conforto térmico de um ambiente, eles possuem diferenças fundamentais entre si. Diante de um cenário com altas temperaturas e uso constante, é preciso entender as características de cada um para tomar a decisão correta de compra.

Vale lembrar que, de maneira simplificada, um climatizador trabalha para amenizar a temperatura de um ambiente, melhorando, inclusive, a umidade e a circulação do ar. Já os sistemas de ar-condicionado retiram o calor do ambiente, substituindo o ar quente por ar refrigerado.

Para que você possa tomar a melhor decisão de compra, preparamos um guia explicativo dos dois equipamentos.

Ar-condicionado

De maneira geral, um ar-condicionado é um equipamento projetado para controlar a temperatura, umidade e circulação de ar em um ambiente fechado. Normalmente, sua venda tem como foco a criação de condições climáticas confortáveis ao retirar o calor do ambiente a partir de um ciclo de refrigeração.

Para isso, ocorre a evaporação do gás refrigerante no evaporador para que se possa absorver o calor do ambiente interno. A partir de então, o vapor é comprimido, aumentando sua temperatura e pressão. Em seguida, após sair do compressor, o ar passa pelo condensador externo, liberando calor para fora do ambiente. De forma cíclica, o aparelho faz a remoção eficiente do calor, deixando o ambiente com temperaturas mais baixas.

Vantagens

Talvez a principal vantagem do ar-condicionado seja o controle preciso da temperatura. Isso porque é justamente isso que garante o conforto térmico de um ambiente. Na prática, esse controle ocorre por meio de tecnologias avançadas e recursos específicos presentes nos aparelhos, que garantem o ajuste exato da temperatura.

Outro ponto interessante é que o ar-condicionado possui uma resposta rápida; ou seja, em poucos minutos, o ambiente estará com a sensação térmica escolhida pelo usuário.

Além disso, não se pode ignorar que os aparelhos de ar-condicionado são versáteis. Sejam modelos de janela, splits, cassete, portáteis ou sistemas centrais, sempre haverá um que se enquadre na sua realidade, preferências e orçamento.

Desvantagens

Contudo, não dá para ignorar que o investimento inicial de um ar-condicionado é um pouco mais elevado. Isso ocorre porque os modelos mais atuais costumam integrar tecnologias como, por exemplo, compressores inverter e recursos de economia de energia que podem encarecer o aparelho.

Além disso, a instalação também pode ser um pouco mais cara devido ao seu grau de complexidade. No caso dos splits, por exemplo, é preciso fixar unidades interna e externa, demandando serviço especializado.

Não basta comprar e instalar um aparelho de ar condicionado; é preciso ter em mente que as manutenções precisam ser regulares para garantir um desempenho eficiente. Logo, existem gastos com a limpeza de filtros, a verificação do gás e até mesmo com assistência profissional. Caso contrário, há grandes chances de redução de sua eficiência.

Climatizador

Já quando se trata de um climatizador, estamos falando de um aparelho com foco em melhorar as condições climáticas em um cômodo.

No entanto, isso ocorre com algumas diferenças quando comparado ao ar-condicionado. Isso porque, de maneira geral, o climatizador funciona a partir da evaporação da água.

Esse processo, além de resfriar o ar, aumenta a umidade, coisa que não acontece nos condicionadores de ar. Ademais, não se pode ignorar que o preço, seja de compra ou instalação, é bem mais baixo.

Para o seu pleno funcionamento, a água do reservatório é distribuída sobre suas almofadas de resfriamento, e é por lá que ocorre a transformação em vapor.

A partir daí, o ar resfriado é impulsionado para o ambiente por ventiladores, reduzindo a temperatura do local. No entanto, para que o processo seja eficiente, é necessário que haja entradas de ar no local, uma vez que o processo depende da troca de ar para otimizar a evaporação.

Vantagens

A principal vantagem do climatizador é que, ao mesmo tempo em que resfria o ambiente, ele umidifica o ar. A ação é benéfica em regiões muito secas, contribuindo para um ambiente mais agradável, com uma sensação menor de ar seco.

Já quando se trata de economia, seu custo inicial é bem mais acessível, assim como a instalação. Portanto, é uma opção mais econômica para climatizar ambientes. A médio prazo, os climatizadores também trazem a vantagem de ter um custo de manutenção mais baixo do que os aparelhos de ar-condicionado.

Desvantagens

Por outro lado, não se pode negar que os climatizadores não são tão eficazes. O máximo que eles conseguem é trazer um resfriamento moderado ao ambiente. Assim, em situações de muito calor, que requerem um resfriamento mais intenso, os climatizadores podem não atender às expectativas.

Se ainda assim o usuário optar pela instalação do climatizador, é preciso garantir que haja uma ventilação natural; afinal, sem ela, os climatizadores não conseguem otimizar a evaporação e o resfriamento do ar. Em outras palavras, em ambientes pouco ventilados, a eficiência dos climatizadores será comprometida.

Caso o usuário more em uma região muito úmida, o climatizador pode não ser uma boa opção. Isso porque, como o desempenho do aparelho depende do princípio de resfriamento evaporativo, em ambientes com alta umidade, esse processo de evaporação é menos eficiente, uma vez que há menor diferença de pressão de vapor entre a água e o ar.

Também não se pode ignorar que, nessas condições, o climatizador aumenta ainda mais a umidade do ambiente, gerando desconforto.

Qual gasta mais?

Os climatizadores tendem a consumir menos energia em comparação com sistemas de ar-condicionado tradicionais. Isso ocorre porque são aparelhos que demandam uma quantidade de energia menor para esfriar o ambiente do que o compressor usado nos condicionadores de ar.

Porém, se o calor for muito intenso, a influência de climatizadores sobre a temperatura do ambiente é drasticamente menor.

Mesmo que gastem menos energia, seu desempenho também é mais baixo. Portanto, aparelhos de ar-condicionado com tecnologia inverter se colocam como a melhor opção de compra, mesmo sendo inicialmente mais caros.

você pode gostar também