Clima quente, conta amena: 4 maneiras de reduzir sua conta de luz nos dias de calor
Reduza gastos com energia elétrica no calor: dicas de especialista para economizar sem perder o conforto, mesmo com altas temperaturas.
Mesmo com a chegada do outono, o calor ainda não foi embora de algumas regiões do Brasil. Diante disso, muitos brasileiros veem seus gastos com energia elétrica dispararem devido ao uso constante de ventiladores e ar-condicionados. Entretanto, especialistas alertam que é possível diminuir essa despesa sem abrir mão do conforto.
Segundo o especialista em finanças pessoais, João Victorino, em entrevista ao portal Terra, é preciso fazer uso consciente da energia elétrica.
“Não está proibido usar a energia elétrica, ainda mais com as fortes ondas de calor que enfrentamos, mas é necessário cautela para que os gastos não sejam altos a ponto de prejudicar o orçamento. Além disso, existe a questão ambiental, precisamos ser conscientes”, destaca Victorino, acrescentando a relevância da conscientização ambiental.
Dicas para reduzir a conta de energia elétrica
Pequenas mudanças de hábito podem fazer grande diferença. Por exemplo, alternar o uso do ar-condicionado com ventiladores ou manter as janelas abertas são medidas simples que podem reduzir significativamente o consumo de energia.
Além disso, um planejamento financeiro bem estruturado é essencial para lidar com despesas extras, como a conta de luz durante os meses mais quentes.
Então, para aqueles que buscam reduzir ainda mais os gastos, algumas medidas podem ser adotadas. Veja a seguir quais são elas:
1- Análise do padrão de consumo: registrar o consumo de energia em uma planilha detalhada permite identificar oportunidades de economia, como o uso desnecessário de aparelhos eletrônicos.
2- Desligamento de aparelhos em ‘modo de espera’: desconectar aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso pode resultar em economia de até 20% na conta de luz.
3-Substituição de aparelhos antigos: equipamentos mais antigos tendem a consumir mais energia. Investir em modelos mais modernos e eficientes pode gerar uma redução de até 67% na conta de eletricidade.
4- Descontos na energia elétrica: verificar se há direito a descontos, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, destinada a famílias de baixa renda, que pode reduzir a fatura em até 65%, é uma estratégia válida para diminuir os custos.
Novos hábitos: menos custos com energia elétrica
Portanto, com essas dicas simples, é possível desfrutar do conforto térmico sem comprometer o orçamento familiar.
Afinal, adotar hábitos conscientes e buscar alternativas mais econômicas são passos importantes para enfrentar as altas temperaturas sem sustos na conta de luz.
*Com informações do portal Terra.