Cinco raças de cães ameaçadas de extinção – a 5ª vai te surpreender

Enquanto algumas fazem muito sucesso entre os apaixonados por cães, outras raças menos famosas estão entrando em extinção.

Labrador Retriever, Pastor Alemão, Yorkshire Terrier. Estas são algumas das raças de cães que fazem muito sucesso entre os apaixonados por animais. Por outro lado, outros cachorros, que não são de raças tão famosas, sofrem com uma baixa nos registros anuais, indicando um futuro incerto que pode significar a extinção.

Tanto que algumas dessas raças menos conhecidas não ultrapassam a marca de cem novos animais por ano em todo o planeta. A situação alarmante aponta a necessidade de uma urgência de esforços de conservação para evitar que elas desapareçam.

Não há um motivo aparente para que algumas raças ganhem mais destaque que outras, até porque muitas das espécies em extinção são animais dóceis e tranquilos. O cenário talvez seja explicado apenas por tendências de mercado, o que é muito triste quando se trata de animais de estimação.

Conheça cinco raças caninas notáveis que estão ameaçadas de extinção:

1- Otterhound

Há menos de mil Otterhound em todo o mundo, sendo uma das raças mais raras e em crítico risco de extinção. Ele possui pelo duplo e patas palmadas, adaptações únicas para a vida aquática. A raça tem como característica o fato de nadar muito bem.

No sentido de conservação da espécie, há trabalhos de conscientização sobre a situação, assim como o encorajamento da criação responsável.

2- Chinook

Companheiro leal e trabalhador versátil, o Chinook possui habilidade em tarefas como busca e resgate. Contudo, a sobrevivência desta raça depende do aumento da visibilidade para que a reprodução seja realizada de maneira sustentável, garantindo a diversidade genética e a saúde da população.

3- Skye Terrier

A elegância do Skye Terrier vem de sua pelagem sedosa. Esse bichinho tem um coração corajoso e é afetuoso por natureza.

Além de uma queda na popularidade da raça, há também questões ligadas à genética. Neste caso, aumenta-se a necessidade de programas sérios de reprodução cuidadosa para garantir sua saúde e a existência dos Skye Terrier a longo prazo.

4- Deerhound Escocês

Essa raça é pura elegância e tranquilidade. É também um lembrete vivo da herança de caça na Escócia. A proteção da raça significa não só preservar características físicas e temperamento, mas também manter viva a cultura e a história escocesa.

5- Pinscher Alemão

A raça é composta por cães de porte médio do grupo pinscher e que estariam supostamente ligados à origem do doberman, do pinscher miniatura, do affenpinscher e do schnauzer miniatura.

Trata-se de um cão enérgico, inteligente e leal. A preservação da espécie representa a manutenção, no mundo canino, de um representante de tamanho médio que é ágil, corajoso e companheiro.

você pode gostar também