Silêncio, ele pode te ouvir: seu celular escuta TUDO o que você fala?

Entenda o que é mito e o que é verdade acerca deste tópico.

Já teve a sensação de que seu celular escuta tudo o que você fala? Por exemplo, quando você está em um almoço com os amigos falando sobre um sapato específico e, ao abrir o Instagram ou Facebook, aparece um anúncio deste bendito produto.

Experiência similar também já foi detalhada por usuários de assistentes de voz (como a Alexa e o Google Home). Estariam nossos eletrônicos ouvindo nossas conversas o tempo todo? Além disso, estariam utilizando estas informações para nos fazer comprar mais ou entender hábitos para, de alguma forma, nos atingir?

Acalme seu coração. Veja o que as big techs dizem a respeito disso e saiba o que é verdade e o que é mito acerca deste tópico.

Meu celular realmente escuta tudo que falo neste momento?

Sim… Mas também não. Segundo as big techs responsáveis pela venda e distribuição dos smartphones e dispositivos eletrônicos mais utilizados do mundo, o microfone deles pode, sim, captar o que se fala vez ou outra. Só que isso não acontece 24 horas por dia.

O jornal The Guardian já questionou a Amazon sobre este tipo de ação por parte dos Echo Dots equipados com Alexa. E, de fato, eles ouvem tudo o que acontece no ambiente, mas “de maneira nenhuma transmitem” o que se passa.

Em resposta à reportagem, a Amazon afirmou que a gravação do Echo Dot só começa quando o usuário diz “Alexa”. Então, os dados são enviados para a nuvem e analisados depois por funcionários da empresa. A desculpa é melhorar a Inteligência Artificial (IA) da companhia.

A Apple também foi questionada e revelou que algumas gravações – como seus comandos à Siri – são armazenadas por seis meses e utilizam um código identificador ao invés do nome do usuário. A maçã afirmou que usa os dados para aprimorar a compreensão da voz de quem usa o aparelho.

Por fim, quem fala em nome da Google sobre o assunto é a IA da empresa, o Bard. Quando questionado sobre o assunto, o software afirmou que “é possível que [a empresa] escute algumas coisas, dependendo das configurações e dos aplicativos que você usa”.

A explicação entra em um território similar à da Amazon e da Apple.

” Se você estiver usando um aplicativo que requer reconhecimento de voz, seu dispositivo estará sempre ouvindo o ambiente em busca de comandos de voz. No entanto, esses apps geralmente só gravam o áudio quando você diz a palavra de ativação como ‘ok, Google’ ou ‘e aí, Siri'”.

Tem como evitar?

Você pode alterar as configurações do seu celular para garantir que sue microfone não grave nada sem a sua permissão. Na parte de Ajustes de qualquer smartphone, você encontra uma aba com as permissões do microfone. Lá, você pode escolher qual app pode ter acesso a ele.

Há ainda a possibilidade de usar capas de celular que cobrem o microfone quando ele não está sendo usado. No caso de Alexas ou Google Homes, você pode desativá-los se não usa com muita frequência – e ativá-los de volta quando quiser pedir algo.

E, por fim, antes de clicar em “estou ciente e desejo continuar”, leia as políticas de privacidade da fabricante do celular ou dispositivo eletrônico. Lá, você entenderá tim-tim por tim-tim o que eles fazem, não fazem ou podem fazer.

você pode gostar também