Celular com LCD, OLED e AMOLED: diferenças, vantagens e desvantagens
Você está confuso entre telas LCD, OLED e AMOLED em telefones? Aqui está uma visão detalhada de cada um deles de maneira simplificada.
Você está confuso entre telas LCD, OLED e AMOLED em telefones? Qual é a melhor? Qual é a diferença? Essas perguntas vêm à sua mente?
Nothing lançou recentemente seu smartphone Phone (2) com tela OLED, enquanto a Samsung lançou alguns telefones com telas AMOLED.
Também vimos telefones 5G com telas pOLED ou LCD. Mas, você entende a diferença e os benefícios de cada tipo de display?
Aqui está uma visão detalhada de cada um deles de maneira simplificada.
O que é display LCD em telefones?
LCD significa Display de Cristal Líquido. É uma tecnologia de exibição comum vista em muitos dispositivos eletrônicos, como smartphones.
Os LCDs funcionam usando uma luz de fundo para iluminar os pixels na tela. A luz de fundo brilha através dos cristais líquidos.
Além disso, a disposição desses cristais determina a quantidade de luz que passa por cada pixel, criando as imagens que você vê na tela.
Os monitores LCD geralmente são mais baratos para empresas de smartphones quando comparados aos OLEDs. No entanto, os LCDs têm um ângulo de visão limitado.
Essa tela não produz pretos verdadeiros porque a luz de fundo está sempre ligada. Em termos mais simples, mesmo quando a tela do seu smartphone exibe conteúdo escuro, a luz de fundo permanece ligada, ao contrário do OLED.
Isso o torna menos eficiente na economia de energia em comparação com os monitores AMOLED.
O que é a tela OLED nos telefones?
OLED significa Diodo Orgânico Emissor de Luz. Ao contrário dos LCDs, os monitores OLED não requerem uma luz de fundo separada.
Os pixels seguidos na tela OLED emitem sua própria luz quando uma corrente elétrica é aplicada. Quando um pixel está desligado, ele produz preto verdadeiro porque nenhuma luz é emitida a partir dele.
Os monitores OLED oferecem melhor contraste, cores mais vibrantes e pretos mais profundos em comparação com os LCDs. Eles também são mais finos, leves e flexíveis.
No entanto, os monitores OLED são mais caros para as empresas do que os LCDs. Portanto, os usuários geralmente veem LCDs em telefones de baixo custo.
O que é a tela AMOLED em smartphones?
AMOLED significa Diodo Emissor de Luz Orgânica de Matriz Ativa. É uma versão aprimorada da tecnologia de exibição OLED. O AMOLED usa uma tecnologia de matriz ativa para controlar cada pixel individualmente.
Os monitores AMOLED usam um transistor de película fina (TFT) para controlar cada pixel ativamente. Isso significa que cada pixel liga ou desliga automaticamente de forma independente para um controle preciso sobre a tela.
É importante observar que os monitores AMOLED herdam os benefícios da tecnologia OLED (como cores vibrantes e pretos verdadeiros), mas consomem menos energia ao exibir conteúdo mais escuro, pois os pixels individuais podem ser desativados.
Monitores OLED ou AMOLED em telefones: qual é o melhor?
AMOLED é considerado melhor do que OLED para telas de telefone. A razão é que o AMOLED se baseia na tecnologia OLED. Além disso, ele incorpora uma matriz de fiação ativa de transistores para controle individual dos pixels.
Isso significa que, ele não usa materiais orgânicos entre os condutores de um LED. O AMOLED tem a capacidade de controlar pixels individuais e trocá-los rapidamente. Isso permite um controle preciso e rápido sobre a saída da tela. Já a tela OLED controla um número de pixels em linha.
O conteúdo mais escuro em uma imagem colorida é realmente preto e os mais claros são bem iluminados com um ótimo nível de contraste de cores.
Isso resulta em melhor qualidade de imagem, precisão de cor aprimorada, pretos mais profundos e melhor eficiência de energia em comparação com monitores OLED comuns.
As telas AMOLED oferecem taxas de contraste mais altas e até recursos de economia de energia. Portanto, você pode obter uma melhor duração da bateria com isso, mas esse fator também depende do software do telefone e de outro hardware usado internamente.
LCD x OLED: qual é o melhor?
Os LCDs usam uma luz de fundo para iluminar os pixels, enquanto os monitores OLED e AMOLED possuem pixels autoemissivos que emitem luz individualmente.
Os monitores OLED e AMOLED geralmente oferecem melhor qualidade de imagem com cores vibrantes e pretos verdadeiros, mas podem ser mais caros de produzir. Por outro lado, os LCDs são mais econômicos, mas a aparência visual não é compatível com os OLEDs.
Telas pOLED e Super AMOLED Plus
pOLED significa Diodo Emissor de Luz Orgânico de Plástico. É um tipo de tecnologia de exibição OLED que usa um substrato de plástico em vez do substrato de vidro tradicional.
Agora, o que é um substrato? É uma camada base de uma estrutura como um display ou chip. Esse tipo de OLED usa plástico para maior flexibilidade no design e permite que as empresas criem telas curvas ou flexíveis.
Essa tela pode ser usada em telefones dobráveis. Alguns dos telefones tradicionais da Motorola também possuem pOLED, provavelmente porque esse tipo de tela é leve e ajuda as empresas a oferecer um telefone com design fino.
No entanto, diz-se que os monitores pOLED têm uma qualidade de imagem ligeiramente inferior em comparação com algumas outras tecnologias OLED.
Telas Super AMOLED Plus na Samsung e em outros telefones
O Super AMOLED Plus é semelhante ao display AMOLED com uma pequena diferença. Esta tecnologia foi desenvolvida e comercializada pela Samsung para oferecer uma experiência um pouco melhor.
Os monitores Super AMOLED Plus apresentam um sensor de toque integrado diretamente na tela, eliminando a necessidade de uma camada sensível ao toque separada. Essa integração reduz a espessura da tela e aumenta a clareza da tela.