Cansado do verde do WhatsApp? 3 formas de mudar o app de cor

Após o WhatsApp ter ficado "verde" demais, muitos usuários estão tentando mudá-lo de cor. Será que é possível?

Recentemente, muitos usuários notaram que o WhatsApp ficou mais verde para quem é dono de iPhone. O assunto inclusive chegou a ocupar o Trending Topics do X (antigo Twitter), gerando elogios e críticas ao novo visual do mensageiro.

Anteriormente, no sistema operacional iOS, o WhatsApp possuía detalhes menos coloridos, com predominância em tons de azul e preto. Porém, após atualização, o aplicativo adotou um tom mais verde, gerando um aumento nas buscas sobre como mudar a cor do WhatsApp.

A boa notícia é que existem algumas formas de personalizar a aparência do mensageiro, deixando-o com a cara do usuário. Essa “troca” pode ser feita dentro do próprio aplicativo ou recorrendo ao auxílio de apps terceiros. Portanto, se você é do time que quer um layout novo para seu WhatsApp, confira as dicas a seguir!

3 dicas para mudar a cor do WhatsApp e deixá-lo “menos” verde

Veja a seguir três dicas de configurações do aplicativo que mudam seu layout em poucos minutos:

1. Trocar o papel de parede das conversas

Foto: David Marin/Shutterstock

O desejo de muitas pessoas é tornar o WhatsApp mais personalizável, ou seja, com a cara do dono do celular. Felizmente, isso já é possível. O usuário pode, inclusive, se decidir entre as imagens do próprio app ou da sua galeria. Outra possibilidade é escolher tons mais claros e escuros, além de configurar a luminosidade. Incrível, não é mesmo?

Para mudar o papel de parede de todas as conversas, o passo a passo é o seguinte:

• Abra o WhatsApp;
  • Acesse os 3 pontinhos no canto superior direito;
  • Feito isso, vá em “Configurações”, depois “Conversas” e por fim “Papel de parede”;
  • Na sequência, vá em “Escolher um novo papel de parede”. Nesta etapa, o usuário tem a liberdade de escolher entre as opções disponíveis do WhatsApp ou escolher uma imagem da sua galeria.
  • Assim que fizer a escolha, vá em “Definir” para finalizar o processo.

Lembrando que ordem das configurações pode mudar entre os sistemas operacionais, mas as etapas acabam sendo parecidas e bem intuitivas. Além disso, se quiser mudar o papel de parede de uma conversa específica, abra o chat do contato em questão, clique na foto e depois vá em “Papel de Parede”.

2. Recorra a apps terceiros

Foto: Shutterstock

O WhatsApp ainda não lançou uma atualização que libera a opção de trocar de cor nativamente dentro do próprio mensageiro. Na tentativa de burlar essa limitação, muitos usuários estão recorrendo às versões alternativas do aplicativo, cujo nome é APK, sigla para Android Package Kit.

No geral, esses arquivos contam com o código-fonte original, porém, modificado. Além disso, eles não são encontrados em lojas oficiais, como a App Store e Google Play Store. A falta dessa verificação de segurança coloca o usuário em situação de risco, como invasões hackers e vírus que podem corromper o sistema operacional do celular, afetar seu sistema e roubar dados.

Portanto, os APKs podem ser alternativas para mudar a cor do WhatsApp, porém, será que os riscos incluídos valem a pena? É bom pensar nisso.

3. Utilizar a opção de modo claro ou escuro

Foto: Memories Over Mocha/Shutterstock

Diferentemente dos APKs, esta opção é para quem quer modificar o WhatsApp utilizando os próprios recursos do app, sem ferramentas adicionais. Ela permite deixar o aplicativo mais confortável aos olhos, principalmente em comparação à luminosidade do local. Outro ponto positivo é que o recurso ajuda a economizar a bateria do aparelho.

Para alternar entre o modo claro e escuro do WhatsApp, a recomendação é a seguinte:

• Abra o WhatsApp;
  • Acesse as configurações do aplicativo;
  • Em seguida, toque em “Conversas”, depois “Tema”;
  • Feito isso, selecione a opção desejada, se clara ou escura, e toque em “Ok”.

Lembrando que essa configuração é para Android. No caso de donos de iPhone, o passo a passo é diferente. É preciso ir em “Ajustes”, seguido da opção “Tela e Brilho” e depois em “Aparência”. Escolha o modo ou coloque no automático, onde o aparelho muda o tom no pôr do sol ou em um horário específico previamente agendado.