Calor? Ar-condicionado está esquentando as cidades, diz estudo

Os aumentos de temperatura causados pelo uso de ar condicionado dependem da hora do dia e das características da onda de calor.

Um estudo revela que durante uma onda de calor, o calor residual emitido pelos aparelhos de ar condicionado de uma cidade pode elevar a temperatura externa em mais de 2 graus Celsius.

À medida que a Europa lida com ondas de calor cada vez mais frequentes e intensas, muitos consideram a compra de aparelhos de ar condicionado para se refrescarem. No entanto, contrariamente à crença popular, o uso desses aparelhos, na verdade, aumenta a temperatura.

Na França, a questão do uso de ar condicionado ganhou destaque após a deputada de esquerda Mathilde Panot afirmar durante uma entrevista que o uso de ar condicionado pode elevar a temperatura de uma cidade em até 2 graus Celsius.

Essa informação deriva de um estudo de 2020 que considerou um cenário em que todos os edifícios de uma cidade como Paris utilizassem aparelhos de ar condicionado para manter a temperatura interna a 23 graus Celsius durante uma onda de calor.

Ar condicionado

Os aumentos de temperatura causados pelo uso de ar condicionado dependem da hora do dia e das características da onda de calor, principalmente de sua intensidade, conforme indicado no estudo. Os cientistas basearam suas previsões na onda de calor mortal de 2003, que resultou em mais de 14 mil mortes na França.

De acordo com o estudo, após nove dias de uma onda de calor semelhante à de 2003, o uso sistemático de ar condicionado aumentaria a temperatura do ar em até 2,4°C.

Mas como isso é possível? Os aparelhos de ar condicionado funcionam como bombas de calor, retirando o calor de uma sala e liberando-o para o ambiente externo. No entanto, esses aparelhos consomem uma quantidade significativa de eletricidade, sendo responsáveis por 10% do consumo global de eletricidade e pela emissão de gases nocivos que contribuem para o aquecimento global.

Já foi documentada a ligação entre o uso de ar condicionado e o aumento das temperaturas nas cidades. Um estudo publicado em 2014 no Journal of Geophysical Research: Atmospheres demonstrou que o excesso de calor gerado pelos aparelhos de ar condicionado pode elevar a temperatura externa em 1 a 1,5 graus Celsius durante a noite.