Bug na mente: por que, ao ferver, o leite derrama e a água não?

Entenda o fenômeno que existe por trás dessa atividade cotidiana que intriga muita gente. Aprenda truques que vão evitar que você suje o fogão com leite derramado.

Quem tem o costume de colocar leite para ferver já sabe: é só se distrair por um minuto que o líquido transbordará no fogão.

A bagunça é garantida, afinal, limpar o fogão depois do ocorrido nunca é uma tarefa fácil. Mas você já parou para pensar que, quando o líquido é água, o volume não transborda da chaleira? Agora você vai entender por que isso acontece.

Leite x água fervente

Para explicar este fenômeno, é preciso abordar o processo de ebulição dos líquidos. Na prática, quando a água ferve, as moléculas ganham energia do calor e se transformam em vapor. Assim, as bolhas estouram na superfície do líquido e liberam o vapor de água para o ar.

Já no caso do leite, esse processo é um pouco mais complexo. Afinal, a bebida também contém outros elementos além da água, como gorduras, proteínas e minerais. Quando se coloca o leite para ferver, as proteínas começam a coagular à medida que o líquido esquenta, formando uma camada mais espessa na superfície. A ela, damos o nome de nata.

E é justamente essa nata que vai funcionar como uma barreira que prende o vapor abaixo dela. Como esse vapor vai aumentando de volume, conforme o leite ferve, a pressão aumenta e o líquido “sobe”, fazendo com que o conteúdo transborde.

Dá para evitar que leite transborde?

Há algumas técnicas simples e caseiras que podem evitar aquela bagunça no fogão por leite derramado. São elas:

1- Colher de inox

Coloque uma colher ou concha de metal na superfície da panela. Quando o leite começar a subir, ele entrará em contato com o utensílio. Essa ação fará com que o calor se dissipe, evitando que o leite derrame.

A ciência explica que a colher quebra a tensão superficial do leite, evitando o transbordamento.

2- Pires

Outra técnica bem difundida é o uso de um pires de porcelana no fundo da panela onde o leite será fervido. Esse processo ajuda a controlar a temperatura ao promover uma ebulição mais homogênea.

Contudo, é preciso ficar atento: a parte convexa do pires precisa ficar para baixo, no fundo da panela, antes de adicionar o líquido.

3- Prendedor de roupas

Esse truque é válido para água, leite ou outras misturas que formem espuma durante o cozimento. Ao colocar dois prendedores de madeira na borda da panela, em lados opostos, cria-se uma barreira física que impede a subida da espuma, evitando, assim, que o líquido derrame no fogão.

Lembre-se de higienizar os prendedores antes do uso e de colocá-los na panela enquanto fria e fora do fogo.

você pode gostar também