Bug do Android permite que informações bancárias sejam roubadas
O Android detectou uma vulnerabilidade que permite que hackers copiem informações bancárias com um dispositivo simples.
O Android sempre sofreu críticas por sua lentidão na resolução de problemas de segurança. Isso é particularmente preocupante porque os problemas parecem ressurgir quando menos esperamos.
Esses problemas ocorrem especialmente nas áreas críticas dos nossos smartphones. Essas partes são aquelas que lidam com informações valiosas, incluindo dados pessoais e financeiros.
A última vulnerabilidade a ser descoberta no Android é especialmente alarmante. Em suma, ela pode expor os dados dos nossos cartões bancários via NFC. Ou seja, quando informações bancárias são transmitidas via NFC para outro dispositivo, há um risco real de que terceiros possam interceptá-las.
Bug no Android
A vulnerabilidade, identificada como CVE-2023-35671, afeta dispositivos Android que utilizam a funcionalidade NFC. Usando um dispositivo conhecido como Flipper Zero, os hackers podem acessar as informações do cartão de crédito através dessa conectividade.
Esta vulnerabilidade afeta todos os telefones Android com versões 5.0 ou posteriores. O processo envolve a função “Fixação de tela”, que bloqueia um aplicativo na tela até que o PIN seja inserido.
Os hackers aproveitam esse processo para acessar as informações de cartões bancários configurados na Carteira Virtual do Google. Os criminosos podem obter os números do cartão, data de validade e o número CVC. Ou seja, permitindo-lhes usar o cartão de crédito em vários sites.
Além disso, se replicarem fisicamente o cartão com essas informações, também terão acesso ao dinheiro físico da vítima.
Tudo o que o hacker precisa é de um leitor NFC, que pode ser aproximado do telefone da vítima para roubar as informações.
Isso é semelhante à técnica usada por alguns golpistas para roubar dinheiro de vítimas. Em suma, eles aproximam uma máquina de cartão do telefone da vítima para coletar pequenas quantias. Isso geralmente acontece em locais lotados, onde a distância entre as pessoas é mínima.