Atividade solar ‘perigosa’ atinge a Terra nesta terça (18)
Uma ejeção de massa coronal (CME) altamente energética e altamente magnetizada está em rota de colisão com a Terra.
Uma ejeção de massa coronal (CME) altamente energética e altamente magnetizada está em rota de colisão com a Terra. Essa massa está vindo de várias tempestades solares e de uma “erupção escura” incomum. Há preocupações de que essa CME “canibal” possa desencadear uma tempestade geomagnética ao atingir nosso planeta nesta terça-feira (18).
Especialistas explicaram ao Daily Mail que, é improvável que o evento cause grandes impactos. Além disso, nossos sistemas eletrônicos, satélites ou redes elétricas estarão seguras. Apesar disso, cientistas alertaram sobre a possibilidade de pequenas falhas e apagões em todo o mundo.
Tempestades solares
Sean Elvidge, professor associado de ambiente espacial da Universidade de Birmingham, afirmou: “Essas tempestades estão se manifestando como grandes distúrbios no campo magnético da Terra, o que pode causar vários efeitos climáticos espaciais”.
Uma CME “canibal” é formada quando uma segunda ejeção mais rápida ultrapassa e varre a primeira, criando uma onda massiva de plasma. Essa colisão de CMEs nos lembra do poder do Sol e seu potencial impacto em nossa infraestrutura tecnológica e sociedade.
Efeitos limitados
Embora seja provável que a atividade geomagnética seja inicialmente instável, com possibilidade de pequenas tempestades geomagnéticas, acredita-se que os efeitos sejam limitados. O Centro de Previsão do Clima Espacial dos EUA simulou a colisão da CME “canibal” com a Terra, reforçando a previsão da colisão.
À medida que nos aproximamos desse evento, é importante permanecer vigilante e estar ciente dos possíveis efeitos. Acompanhar as informações fornecidas pelos especialistas em clima espacial e adotar medidas de proteção adequadas é fundamental para garantir a segurança de nossos sistemas e infraestruturas durante eventos astronômicos como esse.