Assassin’s Creed Mirage aposta na nostalgia para atrair fãs
Menos RPG, mais ação: a Ubisoft quer voltar às raízes da série de sucesso com “Assassin’s Creed: Mirage”.
“Assassin’s Creed” está comemorando seu 16º aniversário de série. Tudo começou em 2007, quando a primeira parte impressionou jogadores de todo o mundo com sua abordagem furtiva incomum, narrativa inovadora e jogabilidade de mundo aberto historicamente emocionante.
Como resultado, a série passou por todos os altos e baixos do negócio de videogames: desde grandes sucessos como “Assassin’s Creed 4: Black Flag” e o mais recente desdobramento “Valhalla” até o falho “Assassin’s Creed: Unity”, que até obrigou a série a uma pausa forçada.
A Ubisoft está atualmente em crise: ainda tem jogos fortes como o antigo “Rainbow Six: Siege” ou “The Crew: Motorfest”. No entanto, grandes problemas internos continuam a atormentar a empresa e títulos como “Skulls & Bones” ou “XDefiant” não estão realmente encontrando o seu caminho.
É por isso que eles recorrem à testada e comprovada franquia “Assassin’s Creed” e contam com a nostalgia da jogabilidade de “Mirage”. Em contraste com “Assassin’s Creed: Valhalla”, lançado em 2020, a experiência de jogo aqui é muito mais compacta e coloca maior foco na abordagem furtiva de tempos anteriores.
“Assassin’s Creed: Mirage” será lançado em 5 de outubro de 2023 para PlayStation 4/5. Cerca de um mês antes do lançamento, a imprensa teve oportunidade de testar o jogo utilizando o serviço remoto Parsec. O resultado: “Mirage” certamente não merece um prêmio de inovação, mas oferece jogabilidade comprovada de “Assassin’s Creed” de épocas anteriores.
Uma viagem a Bagdá
O jogo leva você a Bagdá no século IX. Aqui você controla o ladrão Basim Ibn Ishaq. O bandido ganha a vida em uma guilda de ladrões. No entanto, ele é repetidamente atormentado por visões misteriosas nas quais um djinn parece fazer contato com ele.
Nos estágios iniciais do jogo ele finalmente conhece a mestre Assassina Roshan. Ainda não sabemos exatamente como ele se juntou a eles. O que é certo, porém, é que em breve ele começará seu treinamento para se tornar um assassino.
As primeiras missões servem, portanto, como um tutorial estendido: enquanto ainda estamos em Bagdá, fazemos nossa primeira viagem de saque e roubamos mercadorias de um armazém vigiado. Aqui subimos pelos telhados com Basim e nos escondemos na grama alta. Mais tarde acabamos no quartel-general oculto dos Assassinos. Aqui Basim escala rochas rapidamente ou treina em duelos.
Depois de um pequeno salto no tempo, finalmente chegamos a Bagdá, onde devemos localizar um misterioso broche chinês. Ainda não se sabe como “Mirage” se encaixa no contexto da saga “Assassin’s Creed”. Também ainda não está totalmente claro até que ponto as sequências atuais também desempenharão um papel. O mentor assassino William Miles liderou a introdução. Mas nada mais pôde ser visto.
Para esgueirar-se
No que diz respeito à apresentação, “Assassin’s Creed: Mirage” utiliza elementos estilísticos comprovados: Ao sincronizar nas torres, aproveitamos a cena panorâmica sobre a cidade. Durante conversas mais longas passeamos pelas ruas e becos. O design dos personagens tem o visual típico de “Assassin’s Creed”. Por um lado, isso faz com que o jogo pareça familiar, mas, ao mesmo tempo, “Mirage” não é um salto quântico técnico.
Essa sensação também continua no jogo. A próxima aventura parece um “Assassin’s Creed” totalmente limpo – com todos os seus pontos fortes e fracos. Gostamos particularmente das passagens secretas e da infiltração em instalações fortemente vigiadas aqui. Para uma melhor espionagem, enviamos as águias de Basim e podemos marcar os inimigos.