Apple trabalha em rival para o ChatGPT ‘há anos’, diz CEO
Rumores recentes sugerem que a Apple está desenvolvendo um chatbot apelidado de "Apple GPT".
A Apple trabalha secretamente em ferramentas generativas de inteligência artificial (IA) há anos, revelou o CEO da empresa, Tim Cook. A afirmação foi feita em uma entrevista à Reuters após o relatório de lucros do terceiro trimestre. Cook explicou que o foco maior na IA generativa tem impulsionado os gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D) na empresa.
“Fazemos pesquisas em uma ampla gama de tecnologias de IA, incluindo IA generativa, há anos”, disse Cook. “Vamos continuar investindo, inovando e avançando responsavelmente nossos produtos com essas tecnologias para ajudar a enriquecer a vida das pessoas. Obviamente, estamos investindo muito, e isso está aparecendo nos gastos com P&D que você está olhando.”
A admissão representa uma mudança significativa na postura tradicionalmente reservada da Apple em relação aos seus planos futuros. Isso também levanta a possibilidade de que a empresa esteja se preparando para fazer um anúncio importante relacionado à IA generativa em breve.
Rumores recentes sugerem que a Apple está desenvolvendo um chatbot apelidado de “Apple GPT”, que pode ser revelado já no próximo ano. O fato de que a empresa trabalha nesse campo há anos sugere que o Apple GPT pode estar em um estágio avançado de desenvolvimento.
Essas informações também colocam a Apple sob pressão, já que havia preocupações de que a empresa estivesse ficando para trás em relação a seus concorrentes, como o ChatGPT. No entanto, com anos de pesquisa em IA generativa, os fãs da Apple esperam que o produto esteja à altura das expectativas. O anúncio oficial pode estar próximo.
Por que não está claro os planos da Apple com a IA?
A questão é que a estratégia de mercado para isso (e para qualquer outra tecnologia) sempre foi inerentemente entendida na Apple: é aumentar a capacidade humana respeitando a humanidade inata. Essa sempre foi a abordagem da Apple.
A Apple sabe disso e já segue esse caminho. Ela colocou implementações limitadas de IA dentro de seus produtos por anos, incluindo recursos como detecção de queda e colisão, funcionalidade de eletrocardiograma (ECG) no Apple Watch, tradução, reconhecimento de imagem e, mais recentemente, transcrição de mensagem de voz.
“Essas coisas não são apenas ótimos recursos, mas também estão salvando a vida das pessoas”, disse o CEO da Apple, Tim Cook, no início deste ano . “Vemos a IA como algo enorme e continuaremos a incluí-la em nossos produtos de forma muito cuidadosa.”