Anúncio goela abaixo! Google confirma fim dos adblockers em 2024
Será o fim dos bloqueadores de anúncios?
O Google anunciou uma péssima notícia para quem utiliza bloqueadores de anúncios, os adblockers. Isso porque o gigante das buscas revelou o retorno do Manifest V3 ao Chrome em 2024. Mas o que isso quer dizer?
Leia mais: Pagamento com QR Code chega na Carteira do Google; veja como fazer
Basicamente, esse sistema propõe melhorias nas extensões do navegador, porém, ao mesmo tempo, ele impede a execução dos bloqueadores de anúncios. Apesar da medida, esta não é a primeira vez que o Google utiliza o Manifest V3.
Em dezembro de 2022, a implementação da ferramenta foi interrompida após feedback dos usuários e desenvolvedores de extensões para o Chrome. No entanto, a previsão é de que o Manifest V2 seja desabilitado, começando pelos canais de teste Canary, Dev e Beta.
Afinal, o que é o Manifest V3?
Trata-se de um sistema do Google em fase de desenvolvimento desde 2018 e alvo de muita polêmica. O motivo: ele promete deixar o navegador mais leve, melhorar a performance das extensões e garantir mais privacidade aos usuários.
Por outro lado, o Manifest V3 não traz a WebRequest, uma das principais APIs utilizadas por bloqueadores de anúncios. Pelo contrário, ele prioriza a declarativeNetRequest, que freia a capacidade dos adblockers.
Atualmente, a WebResquest é uma API disponível no Manifest V2, que possibilita o gerenciamento de arquivos de mídias e cookies de páginas da internet, principalmente com uso voltado ao bloqueio de anúncios. Já a declarativeNetRequeste, por outro lado, oferece poder sobre bloqueio ao conteúdo do algoritmo do buscador.
“Com o Manifest V3, observamos um imenso esforço que as equipes de navegadores (o Chrome particularmente, mas também outros navegadores) estão fazendo para trabalhar em uma plataforma unificada, e vejo como eles estão ouvindo o feedback dos desenvolvedores de extensões”, declarou Andrey Meshkov, CTO da AdGuard.
Manifest V3 é um problema?
Apesar de citarmos diretamente o Google, o Manifest V3 afetará todos os navegadores baseados no Chromium, a exemplo: o Vivaldi e o Opera. Por isso, não haverá para onde correr, visto que a mudança tem potencial de atingir o setor de extensões.
Além dos usuários, o novo sistema é bastante criticado pelos desenvolvedores, que pedem por mudanças na sua estrutura para oferecer as ferramentas. Do lado contrário, o Google afirma que o novo sistema está sendo preparado para garantir o melhor suporte aos usuários e criadores de conteúdo.