Ameaça de cancelamento: por que ‘O Problema dos 3 Corpos’, sucesso da Netflix, está em perigo?

Entenda os motivos por trás do possível cancelamento de "O Problema dos 3 Corpos" na Netflix. Análise detalhada dos números e custos envolvidos.

Desde o anúncio da adaptação para a tela de “O Problema dos Três Corpos”, as expectativas estavam altíssimas. Afinal, a superprodução de ficção científica da Netflix foi anunciada com a chancela dos renomados criadores de “Game of Thrones”.

No entanto, as primeiras semanas desde a estreia da série não parecem ter correspondido às esperanças, e os números de audiência não atingiram os patamares desejados.

Entre 25 e 31 de março, “O Problema dos 3 Corpos” acumulou 115,6 milhões de horas assistidas, com uma estimativa de 15,6 milhões de visualizações, conforme relatório do Espinof.

“O Problema dos 3 Corpos” e os custos de produção elevados

Em termos absolutos, os números não são desastrosos, mas, quando consideramos o alto custo da produção, a situação torna-se mais complexa. Segundo o Wall Street Journal, cada episódio da série teria um custo de aproximadamente 20 milhões de dólares, um investimento sem precedentes para uma série de streaming. Essa disparidade de custos levanta questões sobre a viabilidade financeira da continuidade da série.

Outro ponto de análise é o caso de “1899”, dos criadores de “Dark”. Embora tenha tido números de audiência ligeiramente inferiores aos de “O Problema dos 3 Corpos”, a diferença de custo é significativa, com “1899” tendo um orçamento de cerca de 60 milhões de dólares, em comparação com os 160 milhões da série atual em questão.

Além disso, o caso de “Sandman” apresenta paralelos interessantes. Embora tenha começado com números de audiência semelhantes, o risco de custo elevado quase impediu sua renovação para a segunda temporada, conforme revelado pelo próprio Neil Gaiman, autor da obra original.

A delicada decisão de renovação

Considerando que cada episódio de “O Problema dos 3 Corpos” é 33% mais caro do que “Sandman”, a decisão sobre o futuro da série na Netflix torna-se ainda mais delicada.

Embora seja cedo para declarar o cancelamento, a série está em uma posição delicada. Apesar de não ser um fracasso absoluto, o fato de não ter alcançado as expectativas em termos de audiência coloca em dúvida sua continuidade.

Impacto do desempenho na renovação

Portanto, resta agora aguardar os números das próximas semanas, lembrando que o bom desempenho contínuo pode influenciar positivamente a decisão da Netflix.

Afinal, como vimos no caso de “Sandman”, a resistência pode ser um fator determinante para a renovação.

*Com informações de Adoro Cinema