ALERTA! Novo recurso do iO17 pode colocar crianças em risco
Novidade pode colocar em perigo dados sensíveis, sobretudo de menores de idade.
O recém-lançado iOS 17 está sendo alvo de polêmica após alerta emitido pela Polícia dos Estados Unidos. O caso envolve um novo recurso do sistema operacional que pode colocar em risco a segurança de crianças e adolescentes.
Leia mais: Como saber se alguém está rastreando meu celular Android ou iPhone?
Nomeado de NampeDrop, o recurso promete facilitar a troca de informação entre donos de iPhones. No entanto, isso pode se tornar uma verdadeira arma para criminosos e golpistas, pois basta aproximar a parte superior de dois celulares para ocorrer a troca de dados de contatos, como nome, telefone, data de nascimento e mais.
Apesar da praticidade deste “cartão de visita virtual”, a novidade pode colocar em perigo dados sensíveis, sobretudo de menores de idade.
Como o NameDrop funciona?
Veja a seguir um vídeo explicativo do novo recurso disponibilizado no canal da Apple Brasil:
Como desabilitar o NameDrop no iPhone?
Assim que o iPhone é atualizado para o iOS 17, o NameDrop é habilitado por padrão. No entanto, existe uma forma de desativá-lo do smartphone indo nas configurações do sistema.
Para fazer isso, siga os seguintes passos:
- Toque no botão “Ajustes”;
- Vá em “Geral”;
- Em seguida, depois “AirDrop”.
- Nesta aba, desabilite a opção “Aproximar dispositivo”, marcada com uma chave vede.
- E pronto!
Apesar dos riscos, mesmo que o NamDrop esteja ativado, é preciso que o dono do iPhone aperte o botão “Compartilhar” para que seus dados sejam encaminhados ao destinatário. Contudo, essa medida é pouco segura quando se trata de crianças e jovens, que podem ser facilmente influenciadas a repassarem os dados.