Agora é fácil! Crie figurinhas para WhatsApp com inteligência artificial

Figurinhas no WhatsApp agora podem ser criadas com inteligência artificial em português! Descubra como funciona a nova ferramenta.

O WhatsApp acaba de ganhar uma novidade para os brasileiros: um gerador de figurinhas alimentado por inteligência artificial e em português. A Meta, empresa proprietária do aplicativo, confirmou o início dos testes da nova ferramenta no Brasil. A função já estava disponível em inglês para usuários nos Estados Unidos e em outros 13 países desde abril deste ano, mas agora chega para alguns sortudos aqui no Brasil.

Nessa fase inicial, apenas alguns usuários selecionados poderão experimentar a ferramenta. Para esses privilegiados, a opção de usar IA para gerar figurinhas aparece ao lado da caixa de texto tradicional para criar stickers. O símbolo do novo comando é formado por três estrelas, uma referência a um truque de mágica.

A ideia é simples: basta descrever a imagem desejada no campo indicado, e a IA faz o resto. Desse modo, a figurinha gerada é automaticamente salva na pasta de stickers para reutilização.

Meta aposta em inteligência artificial para figurinhas

Crédito: WABetaInfo

O editor de figurinhas com IA faz parte de um grande pacote de inteligência artificial anunciado pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em setembro do ano passado. Com essa novidade, a Meta pretende oferecer uma ferramenta poderosa e acessível para todos os seus usuários. Ou seja, no futuro, até 4 bilhões de pessoas poderão criar figurinhas usando IA.

Para quem já tem acesso, o processo é bastante simples. Primeiro, abra a lista de figurinhas no WhatsApp selecionando o ícone de sticker à direita da caixa de texto. Em seguida, escolha a opção “Usar IA”. Depois, basta digitar as instruções para a criação da ilustração desejada. A ferramenta, então, oferece quatro opções de figurinhas geradas para você escolher.

Além de oferecer mais personalização, o novo recurso também promete ser uma mão na roda para quem não tem habilidades de design. Afinal, a facilidade de apenas descrever uma cena ou um sentimento e vê-lo transformado em uma figurinha é uma inovação que facilita a vida dos usuários.

Dicas de etiqueta para usar figurinhas sem exagerar

É importante usar as figurinhas com sabedoria para não “queimar o filme”. Em primeiro lugar, evite exageros. Afinal, enviar muitas figurinhas de uma vez pode ser irritante e confuso. Logo, é sempre melhor usar figurinhas para complementar uma conversa, não para dominá-la.

Além disso, pense no contexto. Nem toda situação é apropriada para o uso de figurinhas. Em conversas mais sérias ou profissionais, é melhor optar pela palavra escrita. Portanto, reservar as figurinhas para momentos de descontração e conversas informais garante que elas mantenham seu charme e diversão.