Afinal, de onde vêm o símbolo e o nome ‘Bluetooth’?

Bluetooth, nomeado em homenagem ao rei viking Harald, une dispositivos sem fio e simboliza conexão.

Já se perguntou por que chamamos essa tecnologia de Bluetooth‘? Esse nome tem tudo a ver com a história de um rei viking e a busca por uma comunicação mais unificada.

Bluetooth é uma tecnologia sem fio que conecta dispositivos. A origem do nome vem do rei viking Harold Bluetooth.

Em 1996, Jim Kardach propôs esse nome em homenagem ao rei Harald Blåtand, conhecido pelo feito de unir tribos na Dinamarca. E, assim como o rei, a tecnologia Bluetooth conecta diferentes dispositivos.

O Bluetooth tornou-se indispensável em nosso dia a dia, permitindo a comunicação sem fio entre dispositivos como smartphones e eletrodomésticos. Venha entender melhor as curiosidades e significados por trás desse nome e símbolo marcantes.

O surgimento do nome Bluetooth e o símbolo Viking

Jim Kardach, um dos desenvolvedores da tecnologia, escolheu ‘Bluetooth’ inspirado no rei Harald Blåtand. Harald era famoso por unificar povos e traduzir isso para a era digital parecia perfeito.

Antes do nome final, outras opções foram consideradas, como ‘RadioWire’ e ‘PAN’. No entanto, dificuldades com direitos autorais e popularidade impediram seu uso. Assim, ‘Bluetooth’ prevaleceu como um nome temporário que se tornou permanente.

Runas Vikings Hagall (ᚼ) e Bjarkan (ᛒ) foram o bluetooth. – Imagem: Andy Faria/Reprodução

O logotipo do Bluetooth também possui raízes nórdicas. Ele é composto por duas runas vikings, unindo as iniciais de Harald Bluetooth. As runas Hagall (ᚼ) e Bjarkan (ᛒ) formam um símbolo único e reconhecível.

Essa conexão visual e histórica reforça o conceito de unificação de diferentes dispositivos, refletindo o papel histórico do rei viking.

Adaptação moderna e popularidade

Atualmente, mais de 1.800 marcas utilizam o Bluetooth em seus produtos. Sua presença em televisores e eletrodomésticos exemplifica sua crescente popularidade e versatilidade.

Com o avanço das tecnologias móveis e novas versões do Bluetooth, as aplicações dessa tecnologia continuam a expandir-se. Incluem-se áreas como saúde, agricultura e entretenimento.

A história do Bluetooth é um fascinante exemplo de como tecnologia e cultura se entrelaçam. Desde sua origem viking até sua onipresença moderna, essa tecnologia continua a conectar o mundo de maneiras inovadoras.

Sem dúvida, o Bluetooth é mais do que uma simples ferramenta, é um legado de unificação e conexão que segue relevante em nosso cotidiano.