Adeus Cortana! Microsoft cancela seu assistente de voz para sempre

A empresa anunciou a mudança em um artigo de suporte, onde também revelou que encerrará o suporte à Cortana em alguns de seus outros produtos.

A Microsoft descontinuou oficialmente seu aplicativo Cortana para Windows 11. Essa é a versão mais recente de seu sistema operacional. O aplicativo funcionava como um assistente digital. Ele executava tarefas como definir lembretes, abrir aplicativos e responder a perguntas.

A empresa anunciou a mudança em um artigo de suporte, onde também revelou que encerrará o suporte para a Cortana em alguns de seus outros produtos, como Teams mobile, Teams Display e Teams Rooms. Contudo, a Cortana irá ainda estará disponível no Outlook mobile, de acordo com a Microsoft.

“Estamos fazendo algumas alterações no Windows e no Microsoft 365 que afetarão os usuários da Cortana. A Cortana no Windows como um aplicativo autônomo foi encerrado. Além disso, o suporte para Cortana no Teams mobile, Microsoft Teams display e Microsoft Teams Rooms terminará no outono de 2023. A Cortana no Outlook mobile continuará disponível”, escreveu a Microsoft no artigo de suporte.

Cortana

A Cortana foi introduzida pela primeira vez no Windows Phone. Esse era o sistema operacional móvel da Microsoft que não conseguiu competir com o Android e o iOS. O assistente foi então integrado ao Windows 10 em 2015, onde teve lugar de destaque na barra de tarefas.

Contudo, a Microsoft decidiu remover a Cortana da barra de tarefas do Windows 11. Além disso, removeu a função da primeira experiência de inicialização e manteve o aplicativo autônomo apenas até esta semana.

O fim da Cortana não é surpreendente. A assistente lutou para ganhar popularidade e participação de mercado contra rivais como Alexa ou Google Assistente. Além disso, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, admitiu em 2019 que a Cortana ficou para trás dos concorrentes.

A Microsoft não está desistindo totalmente dos assistentes digitais. Em suma, a empresa está trabalhando em um novo recurso para o Windows 11 chamado Windows Copiloto. Em suma, essa é uma barra lateral que pode controlar as configurações do Windows, responder a perguntas e muito mais.

O Windows Copiloto é alimentado pelo Bing Chat, um serviço de IA conversacional que pode conversar com usuários sobre vários tópicos. Espera-se que o Windows Copiloto esteja disponível no fim do ano como parte de uma atualização do Windows 11.

você pode gostar também