Acabou a farra! WhatsApp começa a bloquear prints de foto de perfil

Medida já está em teste, mas ainda não se sabe como vai funcionar no caso da versão Web; Saiba os motivos da proibição.

É raro, mas acontece sempre. Quem nunca tirou um print da foto de perfil do WhatsApp de algum contato para enviá-lo a outra pessoa? Independentemente do motivo que leva alguém a fazer isso, a prática está com os dias contados.

Agora, o aplicativo de mensagens não permite mais capturar a foto de perfil a partir de celulares com sistema operacional Android.

Ao abrir a imagem e tentar fazer a captura de tela, o WhatsApp informa que a prática não é mais permitida.

Sem prints

Apesar de ainda não haver um anúncio oficial sobre a mudança, ela já está disponível na versão 2.24.4.76 do aplicativo, presente na Play Store, loja oficial do sistema operacional Android.

Testes apontam que a nova versão bloqueia prints de fotos individuais, mas o mesmo não ocorre no caso de capas de grupos e canais.

Já quando se trata dos celulares da Apple, a versão disponível do iOS ainda permite a captura de tela, sem qualquer tipo de intervenção.

WhatsApp Web

Outro ponto que ainda não está muito claro é se o recurso funcionará na versão do aplicativo para computadores ou se seguirá a mesma orientação das fotos de visualização única, que também não permitem prints.

Elas só podem ser acessadas via celular. A ação tem o objetivo de garantir a privacidade do conteúdo.

Segurança

A novidade vem sendo tratada como mais uma camada de segurança para o uso do aplicativo, pois muitos criminosos se utilizam do print de foto de perfil para criar perfis falsos com o intuito de aplicar golpes.

Também vale lembrar que, dentre as configurações de privacidade, o mensageiro já traz uma opção que não mostra a imagem de perfil para números que não façam parte da lista de contatos do usuário. A ação minimiza o acesso de desconhecidos à sua foto de identificação.

Agora, com a mudança de permissão de prints, a ferramenta ganha uma camada extra de proteção contra a clonagem de contas. Resta esperar para ver se ela realmente não terá brechas em seu funcionamento.

você pode gostar também