A trágica história do jovem que vendeu um rim para comprar um iPhone
O meme sobre vender um rim para comprar um iPhone não é novo. Contudo, se tornou uma realidade terrível para esse jovem de 28 anos.
Depois que a Apple anunciou o lançamento do iPhone 15 para setembro, a internet foi inundada com memes e piadas. Entre esses memes, o que provavelmente mais circulou foi o que falava sobre vender seu rim para poder comprar um iPhone.
O meme do rim, no entanto, não é novo e se tornou uma realidade terrível para o chinês Wang Shangkun, de 28 anos. Em 2011, Shangkun, então com 17 anos, que vem da província chinesa de Anhui, vendeu seu órgão por US$ 3.273. Na época ele usou o dinheiro para comprar um iPad 2 e um iPhone 4.
Em entrevistas dadas à imprensa na época, Shangkun disse: “Por que preciso dois rins? Um é o suficiente.”
Como ele estava muito interessado em possuir dispositivos da Apple, ele negociou com um vendedor de órgãos do mercado negro na deep web. Nesse bate-papo, o traficante de órgãos contou que poderia ganhar mais de US$ 3.000 vendendo o órgão.
Logo após essa conversa, Wang, então com 17 anos, passou por uma cirurgia ilegal na província de Hunan para remover o rim direito.
Consequências trágicas
Em poucos meses, ele desenvolveu uma infecção no rim remanescente. Em suma, o problema ocorreu devido ao local da operação não ser higiênico. Além disso, à falta de cuidados pós-operatórios prejudicou a saúde do jovem.
De acordo com a Vice, sua saúde piorou e ele agora está acamado. Por consequência, ele sofre com deficiência renal e requer diálise regular.
Na época, sua mãe ficou desconfiada quando o viu entrar em casa com aparelhos caros da Apple e o fez confessar sobre a cirurgia. Depois disso, nove pessoas foram autuadas sob a acusação de lesão intencional e comércio de órgãos.