Hackers usam páginas verificadas do Facebook para golpes
Golpistas agora estão usando páginas verificadas recentemente hackeadas do Facebook para se passar pela Meta.
A Meta há muito tenta impedir que golpistas se passem por empresas nas páginas do Facebook. Mas, recentemente, um novo tipo de golpe foi descoberto, onde páginas recentemente invadidas exibiam anúncios aprovados pelo Facebook misturados com malware.
Embora essas contas geralmente sejam fáceis de identificar, pois estavam se passando pelo Facebook, muitas pareciam oficiais e tinham nomes como ‘Meta Ads’ ou ‘Meta Ads Manager’. De acordo com um relatório do TechCrunch, esses anúncios foram inicialmente detectados por um analista do setor chamado Matt Navarra no Twitter.
Os anúncios continham links solicitando aos usuários que clicassem em um link e instalassem ferramentas que provavelmente são malware. Alguns hackers também exibiram anúncios em páginas verificadas, alterando o nome da página para ‘Google AI’, com a postagem incluindo um link para o Google Bard, o chatbot de IA da empresa. Essas páginas verificadas invadidas têm de milhares a dezenas de milhares de seguidores, algumas chegando a milhões.
Embora a Meta tenha desativado todas as contas compartilhadas por Navarro, ainda não está claro como essas páginas hackeadas conseguiram mudar seus nomes sem serem aprovadas pelo sistema da empresa. Com o aumento do interesse em ferramentas de IA como o ChatGPT, um relatório recente da Meta sugere que golpistas têm atraído usuários do WhatsApp, Instagram e Facebook compartilhando links para aplicativos que oferecem acesso a ferramentas de chatbot de IA como ChatGPT e Google Bard.