Samsung não é mais a número 1 em celulares dobráveis: conheça a nova líder
Huawei ultrapassa Samsung no mercado de celulares dobráveis, dominando com inovação e preços competitivos. Descubra os detalhes dessa virada!
No primeiro trimestre de 2024, a Samsung perdeu, pela primeira vez, sua liderança no mercado global de celulares dobráveis para a Huawei. A pesquisa da Counterpoint Research revelou que a fabricante chinesa passou de 14% das vendas globais de celulares dobráveis para 35% em apenas um ano, enquanto a Samsung caiu de 58% para 23%. Esse crescimento da Huawei deve-se, em grande parte, ao mercado chinês.
Até então, a Samsung dominava o mercado com seus inovadores modelos Galaxy Z Fold e Galaxy Z Flip, lançados em 2019 e 2020, respectivamente. A empresa sul-coreana foi pioneira no segmento, mas os modelos lançados em 2023 — Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5 — trouxeram poucas inovações, o que contribuiu para a perda de mercado.
Enquanto isso, a Huawei e outras fabricantes chinesas, como Motorola e Honor, aumentaram sua presença, apresentando novos modelos com tecnologias avançadas e preços competitivos.
Huawei assume a liderança nos celulares dobráveis
A empresa da China se destacou no mercado de celulares dobráveis com o lançamento do Mate X5, um dispositivo que se transforma em tablet e oferece suporte para 5G.
Esse modelo, lançado em setembro de 2023, permanece entre os mais vendidos na China. Além do Mate X5, o Pocket 2, com design flip e suporte para 5G, também impulsionou as vendas da Huawei, resultando em um aumento de 257% no envio de smartphones entre 2023 e 2024.
Fora a Huawei, a Motorola também tem mostrado um crescimento no mercado de celulares dobráveis. No primeiro semestre de 2023, a empresa representava apenas 3% do mercado, mas agora detém 11%, ocupando o quarto lugar no ranking. A Honor, outra fabricante chinesa, aparece em terceiro lugar com 12% do mercado.
A pesquisa da Counterpoint Research também revelou que os consumidores estão preferindo modelos de celulares dobráveis no formato fold, que se transformam em tablets quando abertos. Esse é o primeiro ano desde 2021 que os modelos fold superam os modelos flip, representando 55% das vendas totais de dobráveis no primeiro trimestre de 2024.
Expectativas para os novos modelos da Samsung
Com a perda de liderança, a Samsung tem a oportunidade de se recuperar com o lançamento dos novos Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6. Desse modo, espera-se que esses modelos sejam apresentados no Samsung Unpacked, no início do segundo semestre de 2024.
Além disso, rumores indicam que o Galaxy Z Fold 6 será mais fino e leve, enquanto o Galaxy Z Flip 6 terá uma melhoria discreta na bateria e suporte à rede Wi-Fi 6E.
Desafios para os celulares dobráveis na América Latina
Apesar do crescimento global, os celulares dobráveis ainda enfrentam desafios significativos na América Latina. Maurice Klaehne, analista da Counterpoint, destacou ao Terra que a porcentagem de vendas de dobráveis na região é inferior a 0,5% no segundo trimestre de 2022.
Os altos preços dos dispositivos e a depreciação cambial tornam esses celulares inacessíveis para muitos consumidores na região, onde a maioria dos smartphones vendidos custa menos de US$ 399 (R$ 2060,48).