Bateria do celular no fim? Veja 7 dicas que vão te socorrer na hora do aperto
Descubra como simples gestos podem aumentar a duração da bateria do seu celular, mesmo quando ela está com pouca carga.
Considere a seguinte situação: você está em um evento importante e precisa do seu smartphone, mas a bateria está acabando. Para piorar, não há nenhuma tomada disponível e você esqueceu o carregador em casa.
Apesar da adversidade que esse cenário representa, existem algumas estratégias que podem ajudar a prolongar a vida útil da bateria do seu aparelho. Descubra como.
Como prolongar a vida útil da bateria mesmo em situações de emergência
1- Desative funções não essenciais
O primeiro passo é desativar funções que consomem muita energia, mas que não são essenciais no momento. Desligue o Bluetooth e o GPS, pois eles continuam consumindo bateria mesmo em segundo plano. Além disso, é do seu interesse desligar a sincronização automática de e-mails e aplicativos que não são urgentes.
2- Reduza o brilho da tela
A tela é uma das maiores consumidoras de energia do seu celular. Ajuste o brilho para o nível mais baixo que ainda permita uma leitura confortável. Ative também o modo de economia de energia, que geralmente otimiza o desempenho do aparelho para gastar menos bateria.
3- Feche apps em segundo plano
Aplicativos abertos em segundo plano continuam consumindo recursos do sistema e, consequentemente, a bateria. Feche todos os aplicativos que não está usando no momento. Isso não só economiza bateria, mas também melhora o desempenho do celular.
4- Use o modo avião
Se não precisar usar dados móveis ou fazer chamadas, ative o modo avião. Isso desativa todas as conexões sem fio, reduzindo drasticamente o consumo de energia. Você ainda pode ativar o Wi-Fi manualmente quando precisar se conectar à internet, economizando bateria quando a conexão não for necessária.
5- Evite temperaturas extremas
As baterias de íon-lítio, que equipam a maioria dos smartphones, são sensíveis a temperaturas extremas. Evite expor seu celular a ambientes muito quentes ou muito frios, pois isso pode diminuir a eficiência da bateria e, em casos extremos, danificá-la permanentemente.
6- Desative as notificações
Notificações constantes podem drenar a bateria rapidamente. Assim, desligue as notificações de aplicativos menos importantes, deixando ativadas apenas aquelas realmente essenciais. Isso não apenas poupa energia, mas também ajuda a manter o foco nas tarefas mais importantes.
7- Utilize papel de parede escuro
Por último, se o seu smartphone possui uma tela OLED, usar papéis de parede escuros ou pretos pode ajudar a economizar bateria. Telas OLED iluminam apenas os pixels coloridos, então uma tela escura exige menos energia.