6 fatos curiosos sobre a novela Renascer que poucas pessoas sabem
Descubra curiosidades surpreendentes sobre a novela Renascer, desde inspirações reais até o sucesso internacional. Confira aqui!
A morte do personagem José Venâncio na novela Renascer está mexendo com a internet, mas há muito mais por trás deste remake de um dos maiores sucessos da TV Globo nos anos 90.
Portanto, confira algumas curiosidades mais inusitadas envolvendo a criação e a elaboração dessa série. Você vai se surpreender e ficar impressionado com tantas referências da vida real.
Antônio Fagundes era José Inocêncio e Marcos Palmeira era João Pedro Inocêncio na versão original de Renascer de 1993.
6 fatos curiosos da novela Renascer
1. Inspiração em um ex-matador de aluguel na vida real
Surpreendentemente, Benedito Ruy Barbosa, autor da novela original, encontrou inspiração em um encontro inusitado durante uma viagem à Bahia: “Seu Visita”, um ex-matador de aluguel. A partir desse encontro, nasceu o personagem Damião, inicialmente contratado para assassinar José Inocêncio.
2. Cenário: Ilhéus
Tanto na versão original quanto no remake, a bela cidade de Ilhéus é o cenário escolhido. As filmagens atuais incluem locações em fazendas de cacau e paisagens naturais, como a Lagoa Encantada.
3. Renascer e o bordão de José Wilker que virou fenômeno
Em 1993, o ator José Wilker interpretou o coronel Berlamino e improvisou um bordão que se tornou popular: “é justo, muito justo, é justíssimo”. Segundo Wilker, a ideia surgiu durante uma gravação em que ele esqueceu suas falas e precisou preencher o silêncio.
4. Renascer e seu elenco de estrelas
Ambas as versões da novela contam com um elenco de peso. Na década de 90, grandes nomes como José Wilker, Jackson Antunes, Antônio Fagundes, driana Esteves e Tarcísio Filho brilharam na tela. O remake também trouxe talentos como Juliana Paes, Humberto Carrão, Enrique Diaz, além de Marcos Palmeira, que esteve presente em ambas as versões.
5. Sucesso internacional da versão original
Além do Brasil, a versão de 1993 foi exportada para diversos países como Chile, Bolívia, Costa Rica, Nicarágua, Venezuela e Portugal, recebendo prêmios tanto pela produção quanto pelos atores.
6. Renascer e as diferenças entre as versões
Embora compartilhem muitos elementos, a versão original trouxe algumas novidades em relação ao remake. Personagens adicionais, mudanças na trama e adaptações foram feitas. Por exemplo, a inclusão da personagem Cândida (Maria Fernanda Cândido) e a presença de Firmino (Enrique Diaz) como agiota são exclusivas da versão recente.